O Brasil e a Índia firmaram um acordo sobre minerais críticos e terras raras. O anúncio foi feito neste sábado (21), durante agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.
Nas assinaturas realizadas neste sábado, consta o memorando de entendimento entre o Ministério de Minas do Governo da República da Índia e o Ministério de Minas e Energia da República Federativa do Brasil sobre cooperação no campo de elementos de terras raras e minerais críticos.
“Ampliar os investimentos e a cooperação em matéria de energias renováveis e minerais críticos está no cerne do acordo pioneiro que assinamos hoje”, disse Lula.
A matéria-prima tem sido tema de amplo destaque internacional, já que é considerada estratégica e utilizada no desenvolvimento de diversas tecnologias. Alguns itens como veículos elétricos, smartphones, painéis solares e até motores de aeronaves necessitam desse tipo de elemento em sua produção.
Nesse cenário, o Brasil aparece com relevância entre os players internacionais, tendo em vista que o país possui a segunda maior reserva desses recursos no mundo, ficando atrás apenas da China.
O interesse indiano pelo acordo é justamente o de reduzir a dependência chinesa para esse tipo de minério.
O presidente Lula cumpre uma série de agendas na Ásia desde quarta-feira (18). O presidente viaja no domingo (22) para a Coreia do Sul.
📰 Leia a matéria completa no site original CNN Brasil




