O universo do Rock and Roll é cheio de histórias incríveis e, curiosamente, as melhores delas podem nem ter acontecido de fato. Sim, estamos falando das teorias da conspiração que acompanham artistas e bandas gigantes do gênero.
Ídolos tratados como mitos, carreiras cercadas por excessos e mortes prematuras criaram o terreno perfeito para alguns contos que já atravessam décadas, e que muita gente acredita serem verdadeiros. Será que Elvis Presley está vivo? E será que Paul McCartney está morto?
Recentemente, a Far Out Magazine reuniu as 10 teorias da conspiração mais famosas do Rock. A seleção vai de supostas mortes forjadas a pactos com o diabo, passando por mensagens satânicas escondidas em discos e histórias envolvendo transfusões de sangue.
Confira a lista a seguir!
As 10 teorias da conspiração mais famosas do Rock
10. Phil Collins e o afogamento
A teoria diz que Phil Collins teria presenciado um homem se afogando enquanto outra pessoa observava sem ajudar, e que essa experiência teria inspirado a icônica “In the Air Tonight”. A lenda afirma ainda que a música seria uma forma de confrontar o suposto espectador omisso. O próprio Collins já negou a história diversas vezes, explicando que a canção nasceu em meio ao seu divórcio e não tem relação com nenhum caso real de afogamento.
9. O suposto suicídio em “American Girl”
Segundo fãs, “American Girl”, de Tom Petty, narraria o suicídio de uma jovem que teria se jogado de um prédio próximo à Route 441. A interpretação se apoia em versos melancólicos da música. Petty, no entanto, sempre disse que a canção fala sobre liberdade e possibilidades, e não sobre tragédia.
8. Stevie Nicks e a cocaína
Durante os anos de excessos do Fleetwood Mac, se espalhou por aí um rumor de que Stevie Nicks teria encontrado uma forma extrema de consumir cocaína após problemas nasais graves. A história envolve métodos bizarros e nunca comprovados – como o de que ela estava consumindo a droga através do ânus com ajuda de sua equipe. Nicks desmentiu essas versões, admitindo o vício no passado, mas negando os detalhes escatológicos que circularam por aí.
7. Jim Morrison está vivo
A morte de Jim Morrison, em Paris, em 1971, nunca deixou de gerar dúvidas para parte dos fãs, desde a causa até a veracidade dela. O fato de poucas pessoas terem visto o corpo, a falta de uma autópsia e o enterro em caixão fechado alimentaram a teoria de que o vocalista do The Doors teria forjado a própria morte, supostamente uma overdose, para escapar da fama. Será?
6. O sangue do KISS nos quadrinhos
Nos anos 1970, o KISS lançou uma HQ em parceria com a Marvel. O rumor dizia que o grupo teria misturado o próprio sangue à tinta vermelha da impressão. Diferentemente de outras teorias mirabolantes, essa é… verdadeira! Os integrantes realmente doaram um pouco do próprio sangue para ser misturado à tinta das revistas.
5. O pacto de Robert Johnson
A lenda afirma que o pioneiro do Rock e do Blues Robert Johnson teria vendido a alma ao diabo em uma encruzilhada para se tornar um guitarrista extraordinário. O mito surgiu por conta da evolução rápida de sua técnica e das referências sombrias em suas músicas. Não há qualquer evidência histórica que sustente o pacto, mas a história virou parte do folclore da música, é claro.
4. Elvis Presley está vivo
Chegamos a uma das mais famosas dessa lista! A morte de Elvis Presley, em 1977, gerou uma das teorias mais duradouras da cultura Pop. Fãs alegam que ele teria forjado a morte para viver anonimamente, assim como Jim Morrison. Supostas aparições públicas e até um figurante parecido no filme Esqueceram de Mim já foram apontados como “provas”. A família de Presley, entretanto, sempre negou as teorias.
3. Mensagens satânicas do Led Zeppelin
Tá aí uma que a gente conhece muito bem aqui no Brasil, mas dessa vez não é a Xuxa. O Led Zeppelin foi acusado de esconder mensagens satânicas em “Stairway to Heaven” quando a música é tocada ao contrário. A teoria ganhou força nos anos 80, em meio ao pânico moral contra o Rock. Nunca houve evidência concreta disso.
2. Keith Richards trocou todo o sangue
Essa é para quem se pergunta como esse ícone do Rock ainda está vivo depois de tantos excessos. Segundo a lenda, Keith Richards teria feito uma transfusão completa para “limpar” o corpo das drogas nos anos 80. O guitarrista do The Rolling Stones já ironizou a história – apesar de alegar que, sim, ele cheirou as cinzas do próprio pai.
1. Paul McCartney está morto
Enquanto alguns fingem a própria morte, outros não querem largar a carreira nem depois de morrer. A teoria mais famosa do Rock afirma que Paul McCartney morreu em 1966 e foi substituído por um sósia chamado William Campbell.
Fãs apontam “pistas” em capas como Abbey Road e supostas mensagens escondidas nas músicas dos Beatles. Outra suposta prova seria um acidente de carro que McCartney sofreu naquele ano – mas sobreviveu, é claro.
Ainda assim, a teoria “Paul is dead” continua sendo a mais icônica da história do gênero, e você pode ler o que o próprio ex-Beatle teve a dizer sobre isso neste link.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS
Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!




