Consulado russo é danificado após ataques no Irã, diz Rússia

Consulado russo é danificado após ataques no Irã, diz Rússia

O Consulado Geral da em Isfahan, , foi danificado no domingo (8) por um ataque a um prédio do governo provincial próximo, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, nesta terça-feira (10).

A onda de choque do ataque empurrou vários funcionários para trás e quebrou janelas no prédio do consulado e em apartamentos residenciais próximos, de acordo com Zakharova.

Não houve relatos de mortos ou feridos graves.

Zakharova classificou os ataques a missões diplomáticas e consulares como uma violação do direito .

“Exigimos que todas as partes respeitem estritamente a inviolabilidade das instalações diplomáticas e se abstenham de quaisquer ataques à segurança, à vida e à saúde de seu pessoal”, disse ela.

O que está acontecendo no ?

Os Estados Unidos e Israel estão em com o Irã. O conflito teve início no dia 28 de fevereiro, quando um ataque coordenado entre os dois países matou o líder supremo do país, , em Teerã.

Diversas autoridades do alto escalão do regime iraniano também foram mortas. Além disso, os alegam terem destruído dezenas de navios do país, assim como sistemas de defesa aérea, aviões e outros alvos militares.

Em retaliação, o regime dos aiatolás fez ataques contra diversos países da região, como Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, , Bahrein, Kuwait, Jordânia, Iraque e Omã. As autoridades iranianas dizem que têm como alvo apenas interesses dos Estados Unidos e Israel nessas nações.

Mais de 1.200 civis morreram no Irã desde o início da guerra, segundo a Agência de de Ativistas de Direitos Humanos, que tem sede nos EUA. A Casa Branca, por sua vez, registrou ao menos sete mortes de soldados americanos em relação direta aos ataques iranianos.

O conflito também se expandiu para o Líbano. O Hezbollah, um grupo armado apoiado pelo Irã, atacou o território israelense em retaliação à morte de Ali Khamenei. Com isso, Israel tem realizado ofensivas aéreas contra o que diz ser alvos do Hezbollah no país vizinho. Centenas de pessoas morreram no território libanês desde então.

Com a morte de grande parte de sua liderança, um conselho do Irã elegeu um novo líder supremo: Mojtaba Khamenei, filho de Ali Khamenei. Especialistas apontam que ele não fará mudanças estruturais e representa continuidade da repressão.

Donald mostrou descontentamento com essa escolha, classificando como um “grande erro”. Ele havia dito que precisaria estar envolvido no processo e pontuou que Mojtaba seria “inaceitável” para a liderança do Irã.

📰 Leia a matéria completa no site original CNN Brasil

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!