As chuvas registradas nos últimos dias têm elevado o nível do Rio Tocantins e deixado moradores de áreas ribeirinhas em estado de alerta em Imperatriz.
De acordo com boletim da Defesa Civil Municipal, o nível do rio chegou a 6,18 metros às 10h30 desta terça-feira (10). Apesar do volume elevado, o órgão informou que, até o momento, a situação permanece dentro da normalidade.
Segundo o relatório, houve diminuição no nível do rio nas últimas 24 horas, o que contribui para reduzir o risco de uma elevação mais acentuada da lâmina d’água. A Defesa Civil destacou que segue realizando o monitoramento constante das condições hidrológicas na região.
O boletim também aponta que a vazão defluente da usina hidrelétrica está em 8.626 m³/s, enquanto a descarga registrada foi de 9.914,37 m³/s. Conforme os parâmetros de monitoramento, o nível de alerta começa a partir de 6 metros, faixa classificada como “perigo/preparação”, quando a vazão ultrapassa 9.000 m³/s.
Em relação às chuvas, a precipitação acumulada nas últimas 24 horas foi de 5,6 milímetros, registrada pelo pluviômetro da Caema. Outros equipamentos instalados na cidade não forneceram dados no período.
Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão informou que, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, presta suporte às prefeituras na mitigação de danos e no apoio às pessoas afetadas por cheias.
A corporação também atua na execução de ações preventivas e na resposta a ocorrências, além de orientar os municípios sobre acesso a benefícios sociais e procedimentos para decretação de Estado de Emergência junto ao Governo Federal.
📰 Leia a matéria completa no site original difusoranews.com




