100 mil pessoas fogem para abrigos no Líbano após ordens de saída de Israel

100 mil pessoas fogem para abrigos no Líbano após ordens de saída de Israel

Cerca de 100 mil pessoas fugiram para abrigos no Líbano e o número de deslocados deve aumentar rapidamente após os alertas “sem precedentes” de , que ordenaram a saída da população de grandes áreas do país, afirmou um alto funcionário da nesta sexta-feira (6).

Com a entre Israel e o Hezbollah, grupo terrorista libanês, em curso, o ordenou na quinta-feira (5) a saída de moradores dos subúrbios do sul de Beirute, incluindo áreas controladas pelo grupo apoiado pelo , bem como partes do Vale do Bekaa, no leste do país, após ter ordenado a evacuação de uma vasta área do sul do Líbano na quarta-feira.

“O que vimos nos últimos dias é, eu diria… sem precedentes em termos da escala aqui no Líbano, dos alertas, das ordens de deslocamento e da reação, do também, que tudo isso gerou”, disse Imran Riza, coordenador humanitário da ONU no Líbano, à agência de Reuters.

“Neste momento, há cerca de 100 mil pessoas que, nesta manhã, estão em cerca de 477 abrigos coletivos. Há cerca de 57 abrigos que ainda têm vagas, mas basicamente a capacidade está sendo atingida muito, muito rapidamente”, afirmou ele.

Ao observar o pânico e o caos causados ​​pelas ordens de deslocamento israelenses, Riza disse: “Tínhamos pessoas se deslocando por todos os lados, sem saber para . Então, sim, acho que teremos um aumento rápido nesse número”, afirmou.

Ele observou que mais de um milhão de pessoas foram deslocadas no Líbano durante a guerra entre o Hezbollah e Israel em 2024, das quais 75% a 80% não estavam em abrigos. “Desta vez, novamente, a maioria provavelmente não estará em abrigos”, concluiu.

📰 Leia a matéria completa no site original CNN Brasil

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!