Imperatriz se torna capital administrativa do Maranhão durante semana de agendas do governo

Imperatriz se torna capital administrativa do Maranhão durante semana de agendas do governo
Imperatriz se torna capital administrativa do Maranhão durante semana de agendas do governo
Governo do Estado inaugura e autoriza novas obras durante a Semana Estadual Segunda Capital Maranhense (Foto: Divulgação)

O município de Imperatriz passou a funcionar como capital administrativa do Maranhão nesta semana, conforme estabelece a Lei Estadual nº 11.904/2023, que institui a Semana Estadual “Imperatriz Segunda Capital Maranhense”. A programação teve início nesta terça-feira (3) e seguirá até sexta-feira (6), com uma de agendas institucionais do Governo do Maranhão voltadas ao desenvolvimento da Região Tocantina.

O governador Carlos Brandão transferiu temporariamente os despachos do Executivo para a cidade e iniciou a programação com reuniões com autoridades municipais, assinatura de ordens de serviço, de obras e anúncios de novos investimentos em áreas como , educação, segurança e assistência social.

Segundo o governador, a iniciativa busca reforçar a presença do poder público estadual na região e ampliar o diálogo com lideranças locais.

“Em 2023 aprovamos uma lei que transforma Imperatriz na segunda capital do Maranhão. Durante esta semana, trouxemos toda a equipe de governo para inaugurar obras, anunciar novos investimentos e ouvir as demandas da população e das lideranças locais”, destacou Brandão.

Reunião com e vereadores abre agenda institucional

A programação começou com um encontro entre o governador, secretários estaduais, o prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, e vereadores do município. A reunião serviu para alinhar prioridades e discutir soluções para demandas da cidade que dependem de parceria entre o governo estadual e a administração municipal.

De acordo com o prefeito, o encontro permitiu tratar de temas estratégicos para o município.

“Debatemos pautas importantes como infraestrutura, segurança, educação, saúde e assistência social. Todas receberam atenção do Governo do Estado, que tem se mostrado um parceiro importante para Imperatriz”, afirmou Rildo Amaral.

O presidente da Câmara Municipal, Adhemar Freitas Jr., destacou que o diálogo direto entre os ajuda a acelerar a solução de problemas enfrentados pela população.

Obras, investimentos e ações anunciadas

Entre os primeiros atos oficiais realizados na cidade, o governador assinou ordens de serviço para a reforma do Administrativo/Palácio do Governo em Imperatriz, além da reforma do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar.

Também foi autorizada a implantação do Colégio Militar 2 de Julho, que funcionará após a reforma da Escola Municipal Frei Tadeu.

Outras ações anunciadas ou realizadas durante o primeiro dia de agenda incluem:

  • autorização para construção de uma escola de Ensino Médio no bairro Bom Jesus;

  • autorização para as obras do Hospital Universitário da Uemasul;

  • inauguração do Centro Descentralizado de Leite Especial;

  • entrega de certificados do Programa Qualifica Maranhão;

  • entrega de veículos para secretarias municipais e para a Câmara de Vereadores.

Educação e qualificação profissional

Durante a programação, a secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, destacou a importância das ações voltadas à formação educacional e profissional dos jovens da região.

Segundo ela, a certificação de estudantes pelo Programa Qualifica Maranhão representa um avanço no acesso à qualificação profissional e à inserção no mercado de trabalho.

A iniciativa também foi celebrada por estudantes participantes do programa. O aluno Kauã Oliveira destacou o impacto das oportunidades oferecidas pelo projeto.

“Essa é uma oportunidade que pode mudar a vida de muitos jovens. Investir em educação e qualificação profissional significa abrir portas para o futuro”, afirmou.

Imperatriz como “Segunda Capital Maranhense”

A transferência simbólica da capital para Imperatriz ocorre por força da Lei nº 11.904/2023, originada do nº 55/2023, apresentado pelos Rodrigo Lago, Rildo Amaral, Janaína Ramos e Antônio Pereira.

A legislação concede ao município o título honorífico de “Segunda Capital Maranhense” e institui oficialmente a semana iniciada em 1º de março como período dedicado a atividades institucionais e políticas públicas voltadas à Região Tocantina.

O objetivo da medida é estimular a integração socioeconômica da região, ampliar a presença do poder público estadual e fortalecer políticas de desenvolvimento para os municípios do sul e sudoeste do Maranhão.

Fonte: Jornal Pequeno

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!