Lula quer abordar crime organizado em reunião com Trump

Lula quer abordar crime organizado em reunião com Trump

O Luiz Inácio da Silva (PT) quer propor uma parceria ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na batalha contra o crime organizado. Em conversa com a imprensa na madrugada deste domingo (22), em Nova Délhi, na Índia, o petista disse que vai abordar o assunto com o republicano.

“Nós ainda não tivemos uma reunião específica disso. Eu já conversei isso três vezes com o presidente Trump por telefone. Já mandei para uma relação das coisas que nós queremos fazer. Já mandamos documento da Federal. Já mandamos fotografias. Já mandamos nomes de pessoas. Já criamos a nossa entidade de combate ao crime organizado e narcotráfico na fronteira no Amazonas — com participação de todos os país com fronteira com o Brasil”, disse.

“Eu disse ao presidente que estamos dispostos a trabalhar com os Estados Unidos no combate ao narcotráfico, no tráfico de armas, na . Qualquer coisa que puder colocar os magnatas do crime na corrupção na cadeia, nós estamos dispostos a trabalhar”, afirmou.

“Esses magnatas não moram na favela, eles moram em coberturas, nos bairros mais chiques do Brasil e dos Estados Unidos. Nessa conversa com o presidente Trump, eu quero aprofundar, por isso eu vou levar minha . (…) O crime organizado é uma indústria multinacional altamente sofisticada — com braço no Poder Judiciário, no , na política, no empresariado. Com braço em todos os lugares humanidade. Estou muito otimista com essa reunião com o Trump”, finalizou.

Segundo a analista da CNN Brasil Débora Bergamasco, caso obtenha sucesso em anunciar na Casa Branca o fechamento deste acordo, Lula avalia que este seria um grande trunfo para ser usado na eleitoral justamente na área de pública, onde o petista tem dificuldades.

Outro tema que deve ser abordado é o Conselho de Paz, criado por Trump — uma espécie de paralela cujos poderes de decisão, basicamente, são dos Estados Unidos. Lula deve insistir que o Brasil só integrará o conselho caso o espectro de atuação seja circunscrito à questão da Faixa de Gaza e que os palestinos sejam convidados a participar do grupo.

Ainda sem data marcada, o Planalto afirma que o encontro entre Lula e Trump deve ocorrer em março.

Publicado por Marina Toledo, da CNN Brasil

📰 Leia a matéria completa no site original CNN Brasil

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!