A USP (Universidade de São Paulo) tem a tradição de fazer uma imersão de integração para seus novos alunos. Neste ano, 11.147 vão participar da Semana de Recepção aos Calouros, que acontece entre a próxima segunda (23) e sexta-feira (27).
Os ingressantes vêm de quatro modalidades: Fuvest , Enem-USP (Exame Nacional do Ensino Médio da Universidade de São Paulo), Provão Paulista e competições de conhecimento. Metade é egressa de escolas públicas, segundo a instituição.
A programação inclui aulas magnas, apresentações de cursos, rodas de conversa e atividades culturais nos sete campi da universidade. Cada unidade preparou uma agenda diversificada divulgada em seus sites e redes sociais.
“Minha mensagem aos novos alunos é: sejam bem-vindas e bem-vindos à USP, vocês pertencem a esta universidade. Aproveitem a Semana de Recepção para conhecer pessoas, serviços e oportunidades, e para construir vínculos que vão sustentar a vida acadêmica pelos próximos anos”, afirmou o pró-reitor pro tempore de graduação, Marcos Garcia Neira.
Para Neira, a USP é grande e diversa. “Ninguém precisa atravessá-la sozinha ou sozinho. Procurem sua unidade, seus coletivos, seus colegas veteranos e veteranas, os programas de apoio e as atividades culturais e formativas.”
O pró-reitor também afirmou que a recepção precisa ser respeitosa e segura. “A campanha que os recebe nos campi reafirma isso, acolhimento, integração e respeito. E reforça que qualquer forma de violência ou constrangimento não tem lugar na universidade.”
Não ao trote
Uma das medidas adotadas pela universidade em 1999 foi proibir o trote. Calouros que se sentirem vítimas de agressão podem ligar para 0800-012-1090 (segunda a sexta, 9h às 21h) ou denunciar por e-mail (disquetrote@usp.br) e aplicativo.
A campanha “É sua vez de voar mais alto” marca a recepção com pássaros geométricos coloridos em cartazes e banners.
Na FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), há coleta de sangue nos dias 24 e 25.
Na Poli (Escola Politécnica), corte e doação de cabelo no dia 23. O MAE (Museu de Arqueologia e Etnologia) abre suas portas nos dias 25 e 26 para conhecer laboratórios e exposições.




