Apesar do rebaixamento da Acadêmicos de Niterói — escola que levou para a avenida um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva —, outra agremiação ligada a um nome de peso do PT terminou o Carnaval em alta.
A União de Maricá conquistou o título da Série Ouro em 2026 e garantiu vaga no Grupo Especial. A escola tem como presidente de honra Washington Quaquá, prefeito de Maricá e vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT).
Quaquá mantém vínculo institucional com a agremiação campeã, que vem em trajetória de ascensão desde a fundação, em 2015. Com a vitória, a Unidos de Maricá disputará pela primeira vez o Grupo Especial.


Washington Quaquá (PT), prefeito de Maricá, durante desfiles da Série Ouro
Reprodução/Instagram


União de Maricá
Reprodução/Instagram


União de Maricá
Reprodução/Instagram
Campeã da Série Ouro
Neste ano, a União de Maricá apresentou o enredo Berenguendéns e Balangandãs, criado por Leandro Vieira. O desfile exaltou a cultura e a ancestralidade negra ao contar a história da joalheria afro-brasileira, destacando os balangandãs como símbolos de resistência, identidade e expressão cultural no período colonial e imperial.
Um acidente no fim do desfile marcou a apresentação da escola da Região dos Lagos. A última alegoria imprensou três pessoas, e um funcionário sofreu fratura grave na perna. O ocorrido se deu quando a agremiação acelerava a evolução após problemas na pista. O carro cruzou a avenida apagado, embora contasse com iluminações. Ainda assim, o grupo alcançou resultado histórico na apuração.
Fonte: Metropoles Entretenimento




