Professor de Harvard e criador do conceito de agronegócio, Ray Goldberg, morreu aos 99 anos. Goldberg foi um dos principais responsáveis por transformar a forma como a agricultura passou a ser entendida, não apenas como produção rural, mas como um sistema integrado que envolve insumos, processamento, logística, distribuição e consumo.
Na década de 50, ele e o professor John Davis, da Universidade de Harvard, constataram que as atividades rurais e aquelas ligadas a elas não poderiam viver isoladas. Utilizando fundamentos de teoria econômica sobre as cadeias integradas, desenvolveram uma metodologia de estudo da cadeia agro alimentar e cunharam o termo agribusiness, que sintetizava essa nova visão.
Após formular em 1954 o conceito de agribusiness (agronegócio), participou da criação da International Food and Agribusiness Management Association, entidade voltada ao debate global sobre avanços em alimentos e agronegócio.
Goldberg exerceu forte influência na formação de lideranças do setor, entre elas o professor Marcos Fava Neves, que lamentou publicamente sua morte. Fava destacou também a inspiração deixada a nomes como Ney Bittencourt de Araújo, Ivan Wedekin e Decio Zylbersztajn, além da influência indireta na criação de centros de estudo do agronegócio no Brasil.
Análise integrada do sistema agroalimentar
Professor da Harvard Business School por décadas, Goldberg consolidou nos anos 1950 a visão do agronegócio como uma cadeia coordenada, que vai do campo ao consumidor final. Sua abordagem incentivava a análise integrada do sistema agroalimentar, com uso de estudos de caso de empresas e foco em gestão, inovação e consciência ambiental.
Natural da Dakota do Norte, graduou-se pela Harvard University em 1948, concluiu o MBA em 1950 e obteve doutorado em Economia Agrícola pela University of Minnesota em 1952.
Em 1955, criou com Davis o Programa de Agronegócios de Harvard. Entre 1970 e 1997, ocupou a cátedra Moffett de Agricultura e Negócios e liderou a iniciativa. Depois de se tornar professor emérito, continuou à frente de seminários de alta gestão em agronegócios. Também lecionou em um curso sobre Política Alimentar e agronegócio na Escola de Governo John F. Kennedy, de Harvard e coordenou seminários sobre clima e impactos no sistema alimentar global.
Goldberg foi ainda professor honorário da Royal Agricultural University, no Reino Unido, e atuou no comitê conjunto de Negócios, Ciência, Políticas Públicas, Políticas de Consumo e Tecnologia do sistema alimentar dos Estados Unidos. Em 2001, recebeu o Distinguished Service Award da Harvard Business School.
Sua contribuição ultrapassou fronteiras e ajudou a consolidar o agronegócio como conceito central de organização produtiva em diversos países, especialmente no Brasil, tornando-se referência mundial como um dos pais do agronegócio moderno.




