polilaminina
Militar tetraplégico diz que já consegue sentar, movimentar mãos e retirar sonda pouco dias após tratamento experimental.
“Minha respiração melhorou muito. Já consigo apertar a mão das pessoas. Tô muito feliz”, disse Romildo Leobino. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Por: Da Redação
Poucos dias depois de receber a polilaminina, o sargento da Polícia Militar Romildo Leobino gravou um vídeo comemorando mudanças que não imaginava viver tão cedo. Tetraplégico desde janeiro, ele contou que já consegue sentar na cadeira de rodas, fazer força com as mãos, contrair a perna e até voltar a urinar sem sonda.
“Minha respiração melhorou muito. Já consigo apertar a mão das pessoas. Tô muito feliz”, disse nas redes sociais.
O policial foi baleado durante uma operação em Bom Jardim e está internado no Hospital do Servidor Estadual do Maranhão. A aplicação foi feita por equipe ligada à pesquisadora Tatiana Sampaio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O vídeo foi publicado pelo filho, que chamou o pai de guerreiro e disse que a família nunca perdeu a fé na recuperação.
A polilaminina é um tratamento experimental brasileiro que busca estimular a reconexão dos nervos da medula espinhal. Ainda em estudo, a substância vem sendo aplicada em pacientes com paralisia para avaliar possíveis ganhos de movimento e sensibilidade.
Fonte: O Imparcial




