A fumaça na cabine de passageiros de um avião da JetBlue que fez um pouso de emergência na noite de quarta-feira no Aeroporto Internacional Newark Liberty levou os passageiros a serem retirados na pista e fechou temporariamente o aeroporto.
O voo 543 da JetBlue decolou pouco depois das 17h30 de quarta-feira (18), com destino a West Palm Beach, conforme informou a Autoridade Portuária à CNN.
A companhia aérea disse que o Airbus A320 teve um “problema no motor” e houve fumaça na cabine. Após 17 minutos de voo, o avião fez um pouso de emergência de volta em Newark.
“Vamos sair da pista e deixar os bombeiros/resgate verificarem se o motor, o motor número um, está bem”, disse um piloto aos controladores de tráfego aéreo em áudio capturado pelo site LiveATC.net.
Poucos minutos após o pouso, a fumaça na cabine fez com que o piloto solicitasse a retirada dos passageiros.
“Temos fumaça atrás. Vamos ter que evacuar aqui em um second”, disse o piloto.
“Ele vai puxar os para-quedas”, alertou um socorrista fora da aeronave para a torre, referindo-se ao acionamento dos escorregadores de emergência.
“Atenção, todas as aeronaves, o Aeroporto de Newark está fechado”, anunciou o controlador de tráfego aéreo.
Não houve feridos, e a FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) emitiu uma ordem de interrupção de solo, interrompendo os voos com destino ao aeroporto até cerca das 21h, no horário de Brasília.
“A segurança é a maior prioridade da JetBlue”, disse a companhia aérea em um comunicado. “Estamos focados em apoiar nossos clientes e membros da tripulação e trabalharemos em estreita colaboração com as autoridades federais apropriadas para investigar o que ocorreu.”
A FAA está investigando.




