Madre Deus mantém tradição e reúne multidão no Circuito Vem Pra Madre

Madre Deus mantém tradição e reúne multidão no Circuito Vem Pra Madre

A Madre Deus confirmou, neste sábado (14), por que segue como o endereço carnavalesco mais tradicional da ilha. Com palcos funcionando de forma integrada, o público circulou pelas ruas do bairro e vivenciou uma ção marcada pelo compasso dos blocos tradicionais, do , do tambor de crioula e das expressões afro-maranhenses.

No formato “raiz”, o Circuito Vem Pra Madre é promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com o objetivo de fortalecer manifestações culturais e valorizar artistas locais durante o período carnavalesco.

No Palco do Gavião, a sequência de apresentações começou com a cadência do Bloco Tradicional Os Brasinhas, passou pela Banda do Bom Menino e seguiu com Samba de Mina, Fuzileiros da Fuzarca e Bloco Só Safados. O encerramento ficou por conta de Paulinho Melodia, que levantou o público com repertório já conhecido dos foliões.

“O da Madre Deus sempre foi bom. Agora, com mais , fica melhor ainda. Os Fuzileiros são uma comunidade, todo mundo se reúne nessa época. É de se divertir e curtir a vida”, destacou Rosa de Fátima, brincante dos Fuzileiros da Fuzarca.

No Palco São Jorge, a programação reuniu Tambor de Crioula Toque dos Bandeirantes, Bloco Aiyê Amadê, grupo Moleque Travesso, Afrôs, Rayane Passos e banda e o Grupo Argumento, reforçando a combinação entre e renovação cultural.

Para o vigilante Jadson Moraes, o bairro mantém seu papel histórico. “Eu cresci vendo a Madre Deus como berço da cultura e da tradição. É uma alegria ver o Carnaval de volta aqui, com o encontro de blocos, escolas de samba e tribos de índio”, afirmou.

Já no Palco Ponto de Fuga, o público acompanhou apresentações do Bloco Tradicional Os Trapalhões, Resenha do Poder, Grupo Reflexão, Baralho do Balaio, Grupo Todimais e Geisa e Banda, mantendo o ritmo até o fim da noite.

Com a cultura em plena atividade, novas gerações também participaram da . “Este ano trouxe meu filho para o bloco, para que ele viva essa experiência e a tradição não se perca”, contou a contadora Mônica Ferrão.

A presidente do bloco tradicional Os Gigantes, Sumaya Maranhão, ressaltou a singularidade dessa manifestação.

“Bloco tradicional só existe em do Maranhão. Somos únicos no Brasil, com batida e ritmo próprios. Os Gigantes, inclusive, é o único bloco tradicional infantil, com foliões mirins. Precisamos de mais iniciativas assim para manter viva essa cultura”, pontuou.

A programação continua neste domingo (15), na Madre Deus, com atrações nos três palcos e, como opção adicional, o Desfile Técnico do Corredor Cultural, na Rua do Passeio, a partir das 17h. O desfile reúne blocos tradicionais e escolas de samba, reforçando a força do do Maranhão como um dos mais autênticos do país.

*Fonte: GOVMA

Fonte: O Imparcial

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!