Arena Gastronômica, Central de Serviços e Central do Artesanato

Arena Gastronômica, Central de Serviços e Central do Artesanato

Para facilitar a circulação do público os serviços ficarão localizados perto da Ponte Giratória

Os foliões que vão curtir o Carnaval no Bairro do Recife, a partir desta quinta-feira (12), poderão contar com as tradicionais Arena Gastronômica e Central de Serviços, que agora ficam no Armazém 14, e a Central do Artesanato, transferida para o Mirante do Paço.

Os novos locais são próximos à Ponte Giratória, já liberada à circulação, para garantir mais conforto e facilitar a mobilidade. Outras grandes novidades são o Polo , que sai da Rua da Moeda e passa para o local mais conhecido como Parador, e o corredor de alimentação, com mais de 30 barracas, situado na Rua Domingos José Martins.

A nova localização da Arena Gastronômica garante uma estrutura totalmente climatizada, oferecendo mais conforto e diversão ao público. Em parceria com a Abrasel-PE, o espaço funcionará entre os dias 12 e 17 de fevereiro, das 16h às 2h, reunindo gastronomia, serviços e programação cultural em um único ambiente. Além dos 14 restaurantes, oferecendo menus variados e acessíveis para atender aos foliões, a “Arena Gastrô” contará com serviços como caixa 24 horas e ponto de achados e perdidos. O espaço também terá uma área dedicada ao público infantil, com fraldário, espaço para amamentação e área de recreação, reforçando o caráter inclusivo e familiar do evento.

“A nova Arena Gastronômica representa um salto de qualidade no Carnaval do Recife. Estamos entregando um espaço público de alto padrão e estrutura comparável à de grandes shoppings, algo inédito. Depois de anos, evoluímos muito e agora damos um passo ainda maior, oferecendo mais conforto, climatização, serviços e uma experiência gastronômica à altura da grandiosidade do nosso Carnaval”, afirma o secretário de Turismo e do Recife, Thiago Angelus.

A programação será ampliada com um palco interno, que receberá atrações culturais diversas, incluindo atividades voltadas para o público infantil. A Arena também abrigará o Espaço de Proteção contra o Infantil, com ações de conscientização e prevenção, além da Sala de Direitos Humanos, voltada ao acolhimento e a crianças e adolescentes .

Ao todo, a Arena Gastronômica reunirá 14 restaurantes, oferecendo menus variados e acessíveis para atender aos foliões. Em 2025, a parceria com a ABRASEL-PE resultou em um faturamento recorde de R$ 1,2 milhão, crescimento de 20% em relação ao ano anterior, com um público estimado de 56 mil pessoas atendidas.

O impacto econômico e social do espaço também é expressivo. Mais de 3,3 mil empregos diretos e indiretos foram gerados nas etapas de montagem e desmontagem da estrutura, além das contratações de atendentes, equipes dos restaurantes, seguranças e profissionais de .

ARTESANATO – Funcionando a partir da quinta-feira (12), das 14h às 2h, a Central do Artesanato do Carnaval do Recife 2026 vai contar com 60 expositores, reunindo o melhor da produção artesanal local para turistas e foliões. No espaço, será possível encontrar fantasias, acessórios, roupas com temática carnavalesca e diversas peças de artesanato em couro, cerâmica, madeira, crochê, pintura, macramê e bordados, entre outras tipologias. Além da comercialização, a Central disponibilizará serviços como customização de abadás e fantasias, pequenos consertos e o Espaço Beleza, com produção de maquiagens carnavalescas com muito brilho e criatividade, além de penteados — oferecendo ainda mais praticidade para quem vai cair no frevo.

LEIA TAMBÉM

Com foco em qualidade e acolhimento ao público, as expositoras e os expositores selecionados por meio da curadoria do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Recife, o Prodarte, participarão de capacitações promovidas pela Escola de Empreendedorismo do Recife, órgão vinculado à Secretaria de Trabalho e  Qualificação Profissional do Recife (STQP). Para a secretária da pasta, Isabella de Roldão, o Carnaval é um momento estratégico para valorização da e dinamização da economia. “O Carnaval é um momento especial da nossa arte e cultura e a Central do Artesanato chega para integrar ainda mais essa sinergia de alegria, divulgando e fortalecendo o trabalho dos nossos criativos e gerando renda para as expositoras e os expositores, movimentando toda a cadeia produtiva do Carnaval”, afirma.

SAMBA – Um palco amplo, em local extremamente arejado, à beira do estuário do rio Capibaribe, de fácil acesso, com banheiros femininos e masculinos, espaço para lounge e mais de dez bares. Essas são algumas das comodidades e mimos que os amantes do mais brasileiro dos ritmos poderão desfrutar no Polo Samba. A programação do ziriguidum começa na sexta (13) e se estende até a Terça-feira Gorda (17), com início dos sempre às 18h. Ao longo do período, 39 atrações irão estrelar o palco, sendo 38 locais como Aborto do Cavaco, Mesa de Samba Autoral, Grupo Terra, Gabi do Carmo, Gerlane Lops e Pagode do Didi, entre outros. Na segunda (16), os cariocas do Grupo Revelação fazem a apoteose da noite.

A mudança do palco visa não só promover maior visibilidade para o samba local, com maior infraestrutura, espaço para 2,4 mil pessoas no público, baterias de bares, banheiros e quatro quiosques de alimentação, além de um palco bem maior: 16 x 11 metros. A transferência de local, ao mesmo tempo em que contempla sambistas de todos os locais da cidade, libera a Rua da Moeda para que passe a fazer parte do Circuito de Cultura Popular Leda Alves, que acontece diariamente pelas ruas do Bairro do Recife nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.

Fonte: Portal NE9

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!