Seja para tomar um pint de Guinness bem tirado, para ouvir a tradicional música irlandesa ou só para curtir o clima de um desses lugares bem tradicionais, os pubs de Dublin estão entre os locais mais visitados por qualquer estrangeiro que passa pela cidade.
Às vezes, aliás, são tão frequentados por turistas que acabam perdendo justamente aquilo que o viajante quer buscar: a aura mais típica de um ambiente que conservou suas características originais. Embora a apinhada região do Temple Bar seja a mais famosa, não costuma ser por lá que você vai encontrar os pubs mais autênticos da capital da Irlanda.
Mas, então, como saber qual escolher? Colm Dalton, um dublinense expatriado que fez da sua missão de vida “visitar todos os pubs irlandeses do mundo” (e já esteve em 151 deles, espalhados por 50 países), foi convidado pela BBC para eleger seu top 5 dentro dos limites de Dublin mesmo. Chegar a apenas cinco, definiu Dalton, foi “um pesadelo” comparável a “escolher seu filho favorito”.
Mas ele não fugiu da tarefa, e escolheu os seguintes:
1. Kehoes Heritage Pub
Localizado em uma área central próxima ao Temple Bar, mas não exatamente dentro dele, é uma boa opção para fugir à experiência mais turística sem caminhar demais. O Kehoes funciona desde 1803 e preserva elementos daquela época, com uma decoração herdada do século 19. O local tem como slogan “um pub do interior no coração da cidade”, e Colm Dalton garante que os proprietários não estão mentindo.
Onde? 9 South Ann Street
Quando? De segunda a quinta-feira, das 10h30 às 23h30; às sextas e sábados, das 10h30 à 0h30; e aos domingos, das 11h30 às 23h. Mais informações no site.
2. John Kavanagh The Gravediggers
Vizinho ao cemitério Glasnevin (daí a alcunha de Gravediggers, “coveiros”, que ostenta no nome), o pub fica em uma área bem pouco frequentada da cidade, com exceção daqueles que vão visitar os mortos… ou buscam um pint de Guinness perfeito. O especialista em pubs ouvido pela BBC afirma que ninguém tira a stout que é orgulho nacional melhor do que os atendentes desse pub, mesmo que Dublin seja uma cidade onde a própria cervejaria fiscaliza de perto esse processo – preste atenção na próxima vez: não basta só servir de uma vez, é preciso esperar um pouco e deixar a espuma se assentar antes de completar o copo.
Onde? 1 Prospect Square
Quando? Diariamente, das 10h30 às 23h (aos domingos, o horário de abertura é às 12h30). Mais informações na página do Instagram.
3. Grogan’s Castle Lounge
Com as paredes decoradas por obras de pintores e desenhistas locais, esse pub originado no século 19 se converteu em um lugar cultuado por artistas, escritores e outros frequentadores dos círculos intelectuais de Dublin a partir dos anos 1970. Além da atmosfera simpática, outro ponto forte para quem vem de fora é a localização privilegiada, bem perto da Grafton Street, onde ficam muitas das atrações turísticas e do comércio da capital irlandesa.
Onde? 15 South William Street
Quando? De segunda a quinta-feira, das 10h30 às 23h30; às sextas e sábados, das 10h30 à 0h30; e aos domingos, das 12h30 às 23h30. Mais informações na página do Instagram.
4. John Fallon’s ‘The Capstan Bar’


Se a sua ideia é ir em um pub realmente muito antigo, é bem provável que já tenha pesquisado na internet e descoberto que o lugar para ir é o Brazen Head, um estabelecimento com mais de oito séculos de história, que diz ser capaz de traçar suas origens no ano de 1198. Mas, para Colm Dalton, o melhor “pub antigo” (aqui, leia-se: anterior ao século 19, quando boa parte dos pubs existentes hoje foi fundada) da cidade é um pouco mais recente e atende pelo nome de John Fallon’s, famoso por sua coleção de uísques e pela decoração que ainda mantém muitos elementos da época de sua abertura, em 1619.
Onde? 129 The Coombe
Quando? De segunda a quinta-feira, das 12h às 0h; às sextas e sábados, das 12h à 1h; e aos domingos, das 12h30 às 23h. Mais informações no site oficial.
5. The Cobblestone Pub


Ouvir um pouco de música irlandesa é parte da experiência que muitos visitantes buscam nos pubs. Mas como ter certeza de que é de fato autêntica, e não algo para pegar turistas? Preste atenção ao comportamento dos músicos e de quem está ao redor: sem fotos, sem beberrões cantando junto e, de preferência, sem palco, com os instrumentos e o eventual vocalista no piso do salão mesmo – esses são bons indícios de que a vivência de um pub tradicional está sendo respeitada. Em Dublin, o Cobblestone é famoso por reunir exatamente essas características, inclusive com placas pedindo silêncio e respeito ao som dos artistas. Embora seja o mais recente desta lista (fundado em 1983), já virou uma instituição, com apresentações diárias. É a opção ideal para quem busca mais do que um drink na capital da Irlanda.
Onde? 77 King Street North
Quando? De segunda a quinta-feira, das 16h às 23h30; às sextas e sábados, das 14h à 0h30; e aos domingos, das 13h às 23h. As sessões de música tradicional começam às 18h30 às segundas, às 16h30 de terça a quinta-feira, às 14h às sextas-feiras e às 14h30 aos sábados e domingos. Em todos os casos, não tem hora para terminar, e o mais comum é que as apresentações sigam até a hora de fechar o pub. Mais informações no site.
Leia tudo sobre Dublin
Oh, sorry: Britânicos e o hábito de pedir desculpas o tempo todo
Newsletter
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp




