Circuito das Águas Paulista: um breve panorama de cada cidade

Circuito das Águas Paulista: um breve panorama de cada cidade

O nome Circuito das Águas já entrega o que o visitante pode esperar das principais atrações deste roteiro que tem início ao lado de Campinas: o caminho é famoso por ser fonte de águas minerais, mas também abriga várias cachoeiras para quem busca um refresco em dias quentes.

A região integra nove municípios e se estende de Jaguariúna e Holambra, cidades mais próximas, até Socorro e Águas de Lindó, as mais afastadas. O caminho revela desde atrações focadas em história e floricultura até rural e ecoturismo. Veja, abaixo, algumas das atrações de cada cidade:

Holambra

Portal de Holambra (Alexandre Pottes Macedo/Prefeitura de Holambra/Divulgação)

Conhecida como “Capital das Flores”, Holambra ainda preserva a forte influência holandesa em sua formação, seja nas tradições ou na arquitetura típica ainda preservada. Embora esteja no Circuito das Águas, o ponto alto da visita são os campos floridos e, uma vez por ano, a Expoflora – maior exposição de flores e plantas da América Latina. Veja um guia de Holambra

Jaguariúna

maria-fumaca-campinas-jaguariuna
Maria fumaça entre Campinas e Jaguariúna é uma das atrações do município (Maria Fumaça Campinas/Divulgação)

Entre Holambra e Pedreira, este município é parada para quem procura patrimônio histórico-ferroviário. Por lá você pode visitar fazendas centenárias, museus ferroviários e do tempo da economia cafeeira e ainda andar em um trem Maria Fumaça, composto de carros antigos restaurados.

Pedreira

cristo-pedreira
de Pedreira é um dos cartões-portais do município no Circuito das Águas Paulista (Enio Prado/Wikimedia Commons)
Continua após a publicidade

Ao lado de Jaguariúna, o município de Pedreira é conhecido como “cidade da porcelana” em função do comércio local. A cidade é cortada ao meio pelo Rio Jaguari, que é possível ser observado do Boulevard, no centro da cidade. Os lugares com maior interesse são o Morro do Cristo, de onde se tem uma vista linda da região, e o zoo-bosque municipal, que por ora está fechado ao público.

Amparo

amparo-sp
Patrimônio arquitetônico de Amparo, como o prédio histórico da prefeitura, se destaca (Mgalves80/Wikimedia Commons)

Em Amparo, a 16 km de Pedreira, destaca-se o : a cidade possui antigas lavouras de café que preservam o cultivo agrícola e criação de animais, mas também parques ecológicos, vinícolas e o Polo Astronômico de Amparo. O patrimônio arquitetônico tombado da cidade também é um diferencial.

Monte Alegre do Sul

fonte-da-india
A “Fonte da Índia”, uma das atrações de Monte Alegre do Sul (Chsalgado/Wikimedia Commons)

Dotada de águas terapêuticas, Monte Alegre do Sul, a cidade logo ao lado de Amparo possui o Lago dos Patos, além de mais de dez fontes de água no centro da cidade, como a Fonte Bom Jesus e a Fonte da Índia.

Continua após a publicidade

O município fica às margens do Rio Camanducaia, que forma uma das atrações mais procuradas da cidade: a Cachoeira das Andorinhas. O lugar é formado por uma queda de dez metros e um grande poço para banho em frente a um paredão rochoso. Porém, o maior atrativo – e o que dá nome à queda d’água – é a revoada de andorinhas que é possível visualizar do local. Caso esteja buscando o espetáculo, ele ocorre por volta das 18h no inverno e, no verão, às 20h.

Serra Negra

Juntamente com Socorro, Serra Negra provavelmente é o município do Circuito das Águas mais recheado de balneários, além de fontes de águas minerais e roteiros rurais. Lá reside o Parque Ecológico Adib João Dib, que abriga a Cachoeira Santa Lídia. Também há a Cachoeira do Barrocão, com queda de quatro metros e um poço para banho adequado inclusive para crianças.

Lindóia e Águas de Lindóia

Balneário de Águas de Lindóia é um passeio turístico que une história e lazer
Balneário de Águas de Lindóia é um passeio turístico que une história e lazer (Eliria Buso/Divulgação)

Cidades vizinhas e com nomes quase iguais, ambas fazem jus à fama de águas terapêuticas do Circuito. Enquanto em Lindóia chama a atenção o fato de lá ser extraída cerca de 40% da água mineral vendida comercialmente no país, é em Águas de Lindóia que pode-se ter acesso a algumas das termas e águas terapêuticas mais famosas do Brasil – o local possui um balneário municipal com diversas opções para banho. Para o ecoturismo, uma opção é visitar as da cidade com jipes nas montanhas, ou subir o Morro Pelado, formação a 1.400 metros de altura, entre Minas Gerais e .

Continua após a publicidade

Socorro

Junto à Serra da Mantiqueira, Socorro é parada obrigatória para quem busca cachoeiras e grutas. Talvez a mais singular seja a Gruta do : a atração é uma antiga pedreira desativada em 1995, com diversos túneis com e opção de passeios com pedalinho.

Ainda há a Cachoeira dos Sonhos, uma praia artificial com várias pequenas quedas e cercada de vegetação. Além disso, Camanducaia do Meio é outra alternativa bastante frequentada em Socorro, ideal para quem busca um local badalado e com bastante estrutura, já que fica dentro de um Fazenda Parque dos Sonhos com diversas outras atrações.

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp



📰 Leia a matéria completa no site original Viagem e Turismo

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!