Celulares roubados passam a ser notificados por número verificado em SP

Celulares roubados passam a ser notificados por número verificado em SP

Em uma conjunta, a SSP (Secretaria da Pública de ) e a empresa de Meta firmaram uma iniciativa que realiza o envio de notificações a com restrição criminal.

A ação será realizada por meio do disparo de intimações, feitos com um número verificado, aumentando a segurança e a credibilidade das comunicações.

Segundo a SSP, a utilização de um canal com selo oficial de verificação busca evitar dúvidas sobre a das mensagens e reduzir o risco de golpes.

A parceria também prevê o uso da Interface de API (Programação de Aplicações) da Meta para garantir a efetividade das notificações e contornar bloqueios automáticos de spam, que vinham dificultando o avanço da iniciativa.

Nesta semana, cerca de 2 mil notificações começam a ser enviadas a usuários de celulares com queixas criminais. Os intimados deverão comparecer à delegacia indicada no documento, dentro do prazo estabelecido, para prestar esclarecimentos.

A medida integra o programa SP Mobile, que reúne ações de prevenção e repressão a furtos e roubos de celulares no estado. Criado em junho do ano passado, o sistema já recuperou 17,5 mil aparelhos, devolveu 5,9 mil às vítimas e enviou mais de 5,4 mil notificações, segundo a SSP.

O objetivo do programa é dificultar a circulação de celulares com restrição ou de origem criminosa que voltaram a ser ativados por terceiros, além de fortalecer o combate ao crime organizado.

ao a notificação

A SSP orienta que, ao receber uma notificação por WhatsApp ou SMS, o cidadão verifique se a mensagem é, de fato, legítima. No WhatsApp, as comunicações oficiais contam com selo de verificação que identifica o perfil como pertencente à Secretaria da Segurança Pública.

A pasta ressalta ainda que a não solicita senhas, dados bancários, códigos de confirmação nem qualquer tipo de pagamento via ou boleto. Pedidos desse tipo devem ser ignorados.

Após receber a intimação, o cidadão deve comparecer à delegacia indicada ou à unidade de sua preferência dentro do prazo informado, levando o aparelho que recebeu a mensagem e um documento de identidade.

Caso possua, também é recomendável apresentar a nota fiscal ou comprovante de compra do telefone.

De acordo com a SSP, o comparecimento voluntário é a forma mais simples de resolver a situação. Ignorar a notificação pode levar ao início de diligências policiais, incluindo a apreensão do aparelho e eventual responsabilização legal dos envolvidos.

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

📰 Leia a matéria completa no site original CNN Brasil

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!