Rejeição de visto dos EUA para brasileiros cai em 2025

Rejeição de visto dos EUA para brasileiros cai em 2025

Visto americano
Chris Delmas/AFP
O percentual de vistos de turismo e negócios para brasileiros aprovados pelos em 2025 foi maior do que no ano anterior, apesar das políticas de restrição do governo de Donald , que atingiram diversos países.
Uma medida que impactou o processo para obter o visto de turista, por exemplo, foi que menores de 14 anos e maiores de 79 voltaram a ser obrigados a realizar presencial, para obtenção do documento, a partir de outubro de 2025.
Já a suspensão temporária para a emissão de vistos para 75 países foi anunciada em 2026 e, apesar de incluir o Brasil, não afeta vistos de turismo e nem os demais da categoria de “não imigrantes”.
Segundo o Departamento de Estado dos , os norte-americanos negaram, no ano passado, 14,8% das solicitações de visto B1/B2 (turismo e negócios) feitas por brasileiros.
Foi uma pequena redução em relação a 2024, ainda no governo de Joe Biden, quando a taxa de rejeição foi de 15,4%.
Nos últimos dez anos, o recorde de negativas a brasileiros ocorreu em 2020, marcado pelo início da pandemia, quando o percentual foi de 23,1% (veja no gráfico abaixo).
LEIA MAIS:
Veja a diferença de tipos de visto dos EUA
De ‘gold card’ a congelamento de vistos: veja medidas de Trump
Veja os vídeos que estão em alta no
Em 2021, ainda durante o primeiro mandato de Trump na Casa Branca, a taxa também já havia aumentado em relação a anos anteriores, chegando a 18,4%.
Já em 2023, também no governo Biden, os EUA negaram 11,9% das solicitações de visto a brasileiros – foi o menor índice dos últimos dez anos.

Restrições a viajantes
A queda discreta na rejeição de solicitações de brasileiro ocorreu mesmo com o discurso e as ações de Trump para limitar a entrada de nos EUA.
No último dia 15, por exemplo, o presidente americano congelou a emissão de vistos de imigração para 75 países, inclusive o Brasil. A medida, vale ressaltar, não atinge e viajantes a negócios brasileiros (solicitantes dos vistos B1/B2).
Trump também emitiu uma ordem em abril de 2025 exigindo que turistas de 38 países, principalmente da África, Oceania e parte da Á, paguem um caução de até US$ 15 mil para que o documento seja emitido. O Brasil, no entanto, não faz parte da .
Além disso, desde junho de 2025, candidatos a vistos de estudante dos EUA passaram a ser obrigados a manter seus perfis em abertos ao público para análise das autoridades americanas.
A verificação busca identificar “qualquer indício de hostilidade” contra cidadãos, instituições ou princípios dos EUA.
No último mês de outubro, menores de 14 anos e maiores de 79 passaram a ser obrigados a realizar entrevista presencial para obtenção de visto, com algumas exceções.
A mudança vale para cidadãos de todos os países que precisam de visto para entrar nos EUA, incluindo brasileiros.
Como tirar visto americano de turismo

📰 Leia a matéria completa no site original g1

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!