A eliminação de Matheus marcou o segundo paredão do BBB 26. Após uma semana de embates no confinamento, o brother caiu em uma berlinda contra Leandro e Brigido – e acabou sendo o mais votado pelo público. O gaúcho foi eliminado com 79,48% dos votos,
Durante o anúncio do resultado, Tadeu Schmidt falou sobre cada emparedado e, em seguida, fez um discurso sobre o impacto que as palavras podem ter. “Aí dentro, cada palavra conta muito. Uma palavra errada tem o peso muito grande. Uma palavra pode afetar muito muitas pessoas, aí dentro e aqui fora. Uma palavra dita por vocês pode ser uma linda inspiração, mas pode, também, ser o motivo de revolta, de decepção”.
“Há palavras que permitem discussão; há outras que não tem contestação. São, no mínimo, desnecessárias, mas podem ser muito mais. Resta aceitar e aprender […] Vem entender aqui fora, Matheus”, disse o apresentador.
Eliminado, Matheus do BBB 26 bate o pé após saída e detona Ana Paula
Durante o programa, Matheus afirmou que encontrou conforto ao reencontrar a família após a eliminação e como o apoio emocional é importante fora do jogo. “Uma notícia que me tranquilizou foi ver o meu pai mandando um vídeo e saber que minha namorada já estava no hotel. Isso é o meu suporte, é o que me faz saber como recomeçar”, afirmou.
Questionado sobre as tretas com Ana Paula Renault, o ex-brother ponderou que os conflitos não foram apenas pontuais. Não conheço a Ana Paula aqui fora, quero me libertar desses sentimentos. Mas, no jogo, eu vi nela uma cobra. E ela se orgulhava de ser essa cobra”, disparou.
Matheus relatou que se sentiu incomodado com falas da Veterana ao longo da convivência, citando episódios que, para ele, “ultrapassaram os limites do aceitável”.
O eliminado também comentou a fala envolvendo o uso de termos considerados ofensivos e racistas dentro da casa. Ele reconheceu que errou na escolha das palavras, mas tentou contextualizar sua reação ao ser chamado de “lixo” por Ana Paula.
“A palavra ‘lixo’ mexe com a dignidade da pessoa. E quando usei ‘patroa’, foi para me referir à forma como ela [Ana] comandava o grupo, não para diminuir ninguém”, explicou. Ainda assim, admitiu arrependimento na escolha dos termos.
O brother também foi questionado por atitudes consideradas homofóbicas. O médico Marcelo Alves falou que se sentiu incomodado quando o gaúcho desfilou imitando trejeitos estereotipados de homens gays.
“Eu tinha uma visão totalmente inocente do ato que fiz, porque fiz na Casa de Vidro e não repercutiu negativamente. Foi algo sobre o qual eu não tenho propriedade pra falar. O Breno me explicou de uma maneira que eu compreendi”, comentou Matheus sobre o assunto.
Ele ainda reconheceu o peso de suas falas, pois é preciso ter responsabilidade quando se está em um programa assistido por milhões de pessoas, e admitiu: “Foi esse meu maior erro: tanto no patroa, quanto no desfile. Foi meu maior erro me expressar de maneira não natural, porque não é natural eu ser homofóbico”.
Fezes no Quarto Branco
Ao longo do papo, Matheus também confirmou que foi ele quem sujou a parede do banheiro do quarto branco com fezes. “Foi eu, sim. Credo, vou ter que passar o resto da minha vida com esse embate? Não foi estratégia. O banheiro era minúsculo, e eu não estava entendendo o que estava acontecendo. Quando fui observar o Ricardo com aquele negócio, pensei que só podia ter sido eu. Que loucura!”, disse, aos risos.
Quer acompanhar as principais novidades de música, cinema, streaming, premiações e cultura pop em tempo real? Siga nossos canais no Instagram e WhatsApp.
Também estamos no TikTok, Twitter (X) e Bluesky. Siga o Tracklist na sua rede favorita e acompanhe tudo que está em alta no entretenimento!




