Condenado retratado em Tremembé, Abdelmassih deixa presídio especial

Condenado retratado em Tremembé, Abdelmassih deixa presídio especial

O ex-médico Roger Abdelmassih foi transferido da Penitenciária de Tremembé para a Penitenciária 2 de Potim, no Vale do , unidade destinada a presos do regime comum. A mudança ocorreu após Tremembé deixar de abrigar detentos classificados como “presos especiais”. O criminoso condenado foi um dos personagens de Tremembé, série do que fez sucesso em 2025. 

A defesa do médico voltou a solicitar domiciliar, argumentando que Abdelmassih, hoje com 82 anos, enfrenta problemas graves de saúde, como doença cardíaca e câncer de próstata, o que colocaria sua vida em risco no sistema prisional. Diante do pedido, a determinou a realização de uma nova perícia médica para avaliar o estado clínico do condenado. Até o momento, não há data definida para o exame.

Abdelmassih é um dos criminosos mais conhecidos do país. Ele foi condenado por uma série de estupros cometidos contra pacientes de sua clínica de fertilização, em São Paulo.

Roger Abdelmassih foi interpretado por Anselmo Vasconcelos em Tremembé

As investigações apontaram que os abusos ocorreram de forma sistemática, principalmente contra sedadas durante procedimentos médicos. Segundo o , várias vítimas relataram ter recobrado a consciência enquanto eram violentadas. Ao todo, mais de 70 mulheres denunciaram o ex-médico.

A clínica funcionava na , na capital paulista, e também abrigava um centro de pesquisas em reprodução humana. Muitas das vítimas buscavam tratamento para engravidar e investiram economias e expectativas no sonho da maternidade.

Condenado inicialmente a 278 anos de prisão, Abdelmassih teve a pena reduzida posteriormente para 181 anos. Preso desde 2014, ele já obteve autorizações para cumprir a pena em prisão domiciliar, mas os benefícios foram revogados após questionamentos sobre a veracidade de laudos médicos apresentados pela defesa.

Em 2024, um novo relatório médico foi anexado ao processo, apontando diagnósticos cardíacos graves. A solicitação de prisão domiciliar, no entanto, foi negada pela Justiça, que considerou o quadro de saúde estável e afirmou que ele recebe acompanhamento médico regular no sistema prisional.

Antes disso, Abdelmassih chegou a ficar foragido. Após ter o habeas corpus revogado, fugiu para o Paraguai, onde viveu até ser localizado em 2014, em Assunção, em uma operação conjunta da Federal brasileira com autoridades paraguaias. Ele foi deportado e transferido para o sistema prisional paulista.

Atualmente, a previsão é que o ex-médico só tenha direito à liberdade em 2047, quando completará 104 anos.

Fonte: Metropoles

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!