Diretor de ‘Sirāt’ acusa votantes brasileiros de favorecer filmes nacionais no Oscar

Diretor de ‘Sirāt’ acusa votantes brasileiros de favorecer filmes nacionais no Oscar

O diretor franco-espanhol Oliver Laxe, indicado ao pelo ‘Sirāt’, gerou uma forte onda de indignação ao questionar a imparcialidade dos membros brasileiros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. As declarações foram feitas durante sua participação no talk show espanhol La Revuelta, da emissora .

Conforme a Rolling Stone Brasil, em uma fala que repercutiu negativamente de imediato, Laxe acusou os profissionais brasileiros de serem “ultranacionalistas” em suas escolhas, sugerindo que o aos nacionais independe do mérito artístico.

“Na Academia há muitos brasileiros, nós gostamos muito deles, mas eles são ultranacionalistas. Acho que, se os brasileiros inscrevessem um sapato no , todos votariam nele”, disparou o cineasta.

Apesar de ter tentado amenizar o comentário logo em seguida, elogiando e chamando Kleber Mendonça Filho de “brilhante”, o dano à imagem do diretor entre o público brasileiro já estava feito.

As redes sociais foram inundadas por críticas de cinéfilos, jornalistas e profissionais do setor, que classificaram as falas como desrespeitosas e matematicamente infundadas. O argumento de Laxe é amplamente refutado pela realidade dos números da Academia:

Atualmente, o Brasil possui cerca de 70 membros na Academia. Esse número é irrisório diante de um total de mais de 10.500 votantes globais. Mesmo que todos os 70 brasileiros votassem em bloco, eles representariam menos de 0,7% do total, sendo incapazes de definir uma indicação ou vitória sozinhos.

O grupo brasileiro inclui ícones como Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Sônia Braga, Selton Mello, Rodrigo Santoro e Walter Salles, cujas trajetórias são marcadas pelo rigor artístico, e não apenas pelo patriotismo.

Em 1977, Marcelo trabalha como professor especializado em tecnologia. Ele decide fugir de seu passado violento e misterioso se mudando de para Recife com a intenção de recomeçar sua vida. Marcelo chega na capital pernambucana em plena semana de e percebe que atraiu para si todo o caos do qual ele sempre quis fugir. Para piorar a situação, ele começa a ser espionado pelos vizinhos. Inesperadamente, a cidade que ele acreditou que o acolheria ficou longe de ser o seu refúgio.

author avatarauthor avatar
Jornalista e redator apaixonado por , séries e animes, sempre em busca de boas histórias para contar e compartilhar.



Fonte: CINEPOP

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!