Uma operação coordenada pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) resultou na de um oficial da ativa da e um policial civil aposentado são investigados pelo crime de extorsão mediante em . As prisões ocorreram nessa quinta-feira (22).

As investigações, conduzidas pelo Departamento de Operações Táticas Especiais (DOTE), revelaram que o crime ocorreu em 28 de outubro de 2025. A vítima foi abordada em um lava a jato no bairro do Turu, na capital maranhense.

Na ocasião, a dupla se passou por agentes públicos e apresentaram um falso mandado de prisão, mantendo a vítima sob restrição de liberdade enquanto exigiam o pagamento de R$ 100 mil. O valor foi pago por familiares via transferência bancária para contas indicadas pelos criminosos, momento em que a vítima foi solta.

A contou com o apoio do DECRIF e dos núcleos de inteligência da Secretaria de Pública (), além da PM e Polícia Civil. Durante o cumprimento dos mandados judiciais, foram apreendidos:

  • Armas de fogo e munições de diversos calibres;
  • Aparelhos (que passarão por perícia).

As investigações continuam para identificar se há outros envolvidos no esquema ou se o grupo praticou crimes semelhantes no estado. Os dois presos já se encontram à disposição da .