O brasileiro foi lembrado pelo trabalho em “Sonhos de Trem“, longa dirigido por Clint Bentley e baseado na obra de Denis Johnson. Estrelado por Joel Edgerton, o filme acompanha a trajetória de Robert Grainier, um lenhador solitário envolvido na construção de ferrovias nos Estados Unidos do início do século XX.
Disponível na Netflix, Sonhos de Trem se destacou pela fotografia sensível e contemplativa assinada por Veloso, que traduz o isolamento e as emoções do protagonista por meio de paisagens amplas, silêncios prolongados e uma estética melancólica. A indicação consolida o brasileiro como um dos nomes mais relevantes da categoria Melhor Fotografia nesta edição do Oscar.
Quem é Adolpho Veloso, diretor de fotografia brasileiro indicado ao Oscar 2026?
Nascido em São Paulo, com raízes mineiras e atualmente vivendo em Lisboa, Adolpho Veloso construiu uma trajetória que conecta o Brasil, a Europa e os Estados Unidos. Antes de chegar às grandes produções internacionais, o diretor de fotografia assinou trabalhos como “Rodantes” (2021), “El Perfecto David” (2021) e “Mosquito” (2020).
Nos últimos anos, passou a integrar projetos internacionais, incluindo a série “Becoming Elizabeth” (2022) e o curta “American Cancer Story” (2024). No Brasil, também deixou sua marca na música, ao assinar a fotografia do clipe “Ameianoite”, de Pabllo Vittar e Gloria Groove, além do projeto “Diamantes, Lágrimas e Rostos para Esquecer”, do rapper BK’.
“Sonhos de Trem” marca o segundo longa de Veloso produzido nos Estados Unidos. O brasileiro também integra a equipe do próximo filme de M. Night Shyamalan, previsto para estrear no próximo ano.
Em entrevista à Folha de S.Paulo, Veloso comentou sobre o reconhecimento: “Quando você faz um longa, a última coisa que passa pela cabeça é ter seu nome cogitado para uma indicação ao Oscar, porque é algo muito distante para quem vem do Brasil”, disse.
Além de Adolpho Veloso indicado ao Oscar, o Brasil também aparece na disputa com “O Agente Secreto“, novo filme de Kleber Mendonça Filho. Ao todo, o título está presente em 4 categorias, sendo elas: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Direção de Elenco e Melhor Ator com Wagner Moura.
A cerimônia do Oscar 2026 tem data marcada para o dia 15 de março. Pelo segundo ano consecutivo, o comediante Conan O’Brien está no comando da apresentação da 98ª edição do prêmio, que será sediado no Dolby Theatre, em Los Angeles.
Quer acompanhar as principais novidades de música, cinema, streaming, premiações e cultura pop em tempo real? Siga nossos canais no Instagram e WhatsApp.
Também estamos no TikTok, Twitter (X) e Bluesky. Siga o Tracklist na sua rede favorita e acompanhe tudo que está em alta no entretenimento!




