Veja o resumo da notícia!
- Matt Damon discute como o streaming, especialmente a Netflix, influencia a produção de filmes, alterando a atenção do espectador.
- Netflix sugere incluir cenas de ação impactantes no início e reiterar o enredo nos diálogos devido à distração dos espectadores.
- Ben Affleck contrapõe, citando a minissérie ‘Adolescência’ como sucesso que não segue a fórmula de ação imediata.
Matt Damon comentou recentemente sobre como a era dos streamings tem mudado a maneira como os filmes são produzidos.
Ao lado de Ben Affleck, o ator participou do podcast Joe Rogan Experience para divulgar o novo filme da Netflix The Rip e, durante a conversa, ele destacou que o nível de atenção dos espectadores é muito diferente ao assistir um filme em casa ao invés de ver no cinema. Por isso, segundo Damon, a Netflix recomenda que as cenas de ação mais impactantes sejam incluídas logo no início dos filmes.
Além disso, o ator apontou que também existem discussões nos bastidores sobre reiterar “o enredo três ou quatro vezes no diálogo”, levando em conta que as pessoas estão usando seus celulares e podem se distrair enquanto estão assistindo a um filme:
“O jeito padrão de fazer um filme de ação, pelo que aprendemos, era ter três sequências de ação. Uma no primeiro ato, uma no segundo e uma no terceiro. Você gasta a maior parte do dinheiro na do terceiro ato. É o seu clímax.
E agora eles estão tipo, ‘Podemos ter uma grande cena nos primeiros cinco minutos? Queremos que as pessoas fiquem assistindo. E não seria tão ruim se a trama fosse repetida três ou quatro vezes nos diálogos, porque as pessoas estão mexendo nos celulares enquanto assistem.’”
Que coisa…
Matt Damon revela a principal mudança na indústria do cinema causada pela Netflix
Segundo a Variety, Ben Affleck interrompeu o colega, acrescentando que nem todas as produções de sucesso seguem a fórmula recomendada. O ator deu como exemplo o sucesso da minissérie Adolescência:
“Mas aí você olha para ‘Adolescência’, e não tem nada disso. E é foda pra caralho. E é sombrio também. É trágico e intenso. [É sobre] um cara que descobre que seu filho é acusado de assassinato. Tem closes da nuca deles. Eles entram no carro, ninguém diz nada.”
Apesar de Damon acreditar que séries como Adolescência sejam “a exceção”, Affleck sugeriu que a produção “demonstra que você não precisa usar” os métodos indicados pela Netflix para agradar os espectadores.
Fica o debate! Você pode conferir a entrevista completa com Matt Damon e Ben Affleck no player abaixo.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS
Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!
📰 Leia a matéria completa no site original TMDQA!




