O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, fez uma piada sobre suas habilidades em inglês, dizendo que fundou o “Madurolingo”, se referindo ao aplicativo americano de idiomas Duolingo.
Desde o aumento da presença militar no Caribe, onde as forças americanas realizaram pelo menos 21 ataques a embarcações suspeitas de tráfico de drogas desde setembro, Maduro tem usado o humor e o inglês em discursos públicos.
Nesta ocasião, Maduro discursou em um evento público em Petare, perto da capital Caracas.
Veja o momento:
Na quarta-feira (3), um voo vindo dos EUA repatriou 266 migrantes venezuelanos, um evento saudado pelo governo como prova de que o espaço aéreo venezuelano continua operando apesar das tensões com os EUA.
Na semana passada, Trump havia anunciado que as companhias aéreas deveriam considerar o fechamento total do espaço aéreo sobre e ao redor da Venezuela.
A agência reguladora de aviação dos Estados Unidos também alertou as principais companhias aéreas sobre uma “situação potencialmente perigosa” ao sobrevoar a Venezuela devido ao “agravamento da situação de segurança e ao aumento da atividade militar dentro e ao redor” do país.
Ofensiva militar dos EUA
Nos últimos meses, os EUA intensificaram as operações contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas na costa da Venezuela.
Ao todo, 21 ataques foram lançados a barcos no Caribe e no Pacífico, matando 83 pessoas.
Washington já reuniu cerca de 15 mil militares na região, junto com mais de uma dúzia de navios de guerra.
O líder americano anunciou que Washington pretendia lançar uma fase de operações terrestres na Venezuela.
Maduro, no poder desde 2013, afirmou que Trump está tentando derrubá-lo e que os cidadãos venezuelanos e os militares resistirão a qualquer tentativa nesse sentido.
Fonte: CNN Brasil




