Jimmy Cliff, ícone do reggae que faleceu nesta segunda-feira (24/11) aos 81 anos, tinha uma relação tão próxima com o Brasil que chegou a ser trilha de novelas. Uma das composições do cantor jamaicano foi tema de Rainha da Sucata, atualmente em exibição no Vale a Pena Ver de Novo.
A música em questão é Rebel in Me, que foi escolhida como tema do casal principal da trama, Maria do Carmo (Regina Duarte) e Edu (Tony Ramos).
A canção virou um dos grandes sucessos do ano 1990. O cantor, inclusive, foi convidado para o quadro Qual É A Música, apresentado por Silvio Santos, para uma performance ao vivo em uma das várias passagens dele pelo Brasil.


Jimmy Cliff chegou ainda a estar em cena em outras duas produções para a TV brasileira. Ele interpretou ele mesmo em participações especiais das novelas Partido Alto (1984) e Barriga de Aluguel (1990).
Outro sucesso do cantor, I Can See Clearly Now, também foi escolhido para ser tema de Desejos de Mulher (2002) e no remake de Elas por Elas (2023). A canção é uma regravação de uma das faixas do norte-americano Johnny Nash (1940-2020), que foi tema do filme Jamaica Abaixo de Zero (1993) na voz de Cliff.
Conexão profunda com o Brasil
Na vida pessoal, a trajetória do jamaicano também se encontrou várias vezes com o Brasil.
O cantor teve um relacionamento com a artista plástica brasileira Sônia Gomes, com quem teve uma filha, Nabiyah Be. Hoje, a filha do ícone do reggae é atriz e cantora e já atuou em grandes sucessos internacionais como o filme Pantera Negra e a série Daisy Jones and The Six.
Além disso, quando fixou residência em Salvador (BA) nos anos 1980, Jimmy Cliff e Gilberto Gil dividiram palco e turnês com Gilberto Gil e com o grupo Olodum.
A morte do artista foi confirmada pela família nas redes sociais nesta segunda-feira (24/11). Ele foi vítima de uma convulsão seguida de pneumonia.




