O campeonato vai indo para suas últimas etapas e se desenhando para o título do inglês
Lando Norris marcou a volta mais rápida no qualificatório deste sábado (8) e largará no primeiro lugar no Grande Prêmio de Interlagos. Já com 8 pontos marcados na corrida Sprint, o inglês abriu 9 pontos de vantagem para o segundo lugar, Oscar Piastri, seu companheiro de equipe na McLaren. Max Verstappen, da Red Bull, vê as esperanças de título ficarem mais distantes com 39 pontos atrás do líder e um desastroso 16º lugar na largada de domingo.
No campeonato de construtores, apesar do título já garantindo da McLaren, Mercedes e Ferrari brigam ferrenhamente pelo segundo lugar. A equipe alemã tomou a segunda colocação na corrida Sprint, mas está apenas com seis pontos de vantagem. Tudo ainda aberto, porém, com a péssima colocação de Lewis Hamilton, que ficou no 13º lugar, a escuderia pode abrir vantagem sobre os italianos.
Q1
Nos primeiros 18 minutos do quali, a expectativa era para ver se o brasileiro Gabriel Bortoleto conseguiria dar alguma volta rápida, já que tinha destruído seu carro na última volta da corrida Sprint. Milagrosamente, os mecânicos conseguiram montar a Sauber número 5 para a estrela da casa, mas não mandaram ele para a pista. Seu companheiro de equipe, Nico Hulkenberg, apesar de também ter batido mais cedo, conseguiu marcar um tempo bom o suficiente para ir ao Q2, no limite, na 15ª posição.
A grande decepção foi Max Verstappen, que não conseguiu uma boa volta e ficou na 16ª posição. O tetracampeão mundial ficou na bronca com a equipe e reclamou muito do carro. Destaque para Pierre Gasly conseguindo um bom segundo lugar. Lando Norris, de pneus macios, conseguiu a primeira colocação com um tempo de 1:09.656. Ficaram pelo caminho Yuki Tsunoda, Franco Colapinto, Estaban Ocon, Max Verstappen, e Bortoleto, que larga em último.
Q2
No Q2, um caso curioso. Os dois carros da Racing Bulls estavam presentes, com Lian Lawson e Isack Hadjar, mas o da sua equipe mãe Red Bull não. George Russell reclamou da aderencia de sua Mercedes, apesar de manter o quarto lugar durante essa fase. Norris, de novo, muito focado, anotou o melhor tempo de 1:09.616.
Lewis Hamilton não consegui encaixar uma boa volta e ficou com o 13º lugar, o que pode prejudicar muito a briga da Ferrari pelo segundo lugar no campeonato de construtores. Saem Carlos Sainz, Lance Stroll, Lewis Hamilton, Alexander Albon e Fernando Alonso. Nico Hulkenberg de novo passou na linha de corte, com o décimo tempo.
Q3
Oscar Piastri anotou o primeiro bom tem do Q3, tomando a liderança momentaneamente e na esperança de ter a vantagem para a corrida de domingo. Uma vitória de Norris pode abrir uma vantagem que encaminharia a vitória do inglês no campeonato de pilotos. Mas não teve jeito, Norris vem em um fim de semana impecável e anotou a pole com um tempo de 1:09.511. Leclerc tinha a importante missão de largar na frente das Mercedes para continuar brigando no campeonato de construtores, mas não deu. Kimi Antonelli roubou dele a segunda colocação.
Fonte: Jovem Pan




