Especialistas indicam soluções para apagões no Brasil após incêndio no Paraná

Especialistas indicam soluções para apagões no Brasil após incêndio no Paraná

em uma subestação no Paraná causou queda de energia em todos os estados do país e no Distrito Federal; sistema brasileiro é robusto, mas não está imune a novas falhas

Dirceu /Fotoarena/Estadão ConteúdoApagão trouxe à tona a discussão sobre a capacidade do de prevenir e gerenciar falhas em sua rede de energia

Na madrugada desta terça-feira (14), um apagão afetou 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, levantando preocupações sobre a e a resiliência do sistema elétrico nacional. Este incidente trouxe à tona a discussão sobre a capacidade do Brasil de prevenir e gerenciar falhas em sua rede de energia. Especialistas consultados pela Jovem Pan afirmam que, embora o Brasil possua um sistema robusto, ele não está imune a novos apagões, destacando a necessidade de melhorias contínuas.

Hudson Mendonça, CEO do Energy Summit, comentou sobre o estado atual do sistema elétrico brasileiro, afirmando que o país está em um nível razoável de segurança devido à interligação nacional. No entanto, ele alertou que ainda há espaço para melhorias significativas. Mendonça sugeriu que a segurança do sistema pode ser ampliada através da transferência de energia entre regiões e da implementação de novas tecnologias, como a , que pode acelerar a resposta a falhas e minimizar os impactos de futuros apagões.

O professor Luciano Lozecan, da Universidade Federal , também compartilhou sua perspectiva sobre a confiabilidade do sistema. Ele afirmou que, embora o sistema seja geralmente confiável, ele não está isento de falhas. Lozecan observou que apagões ocorrem a cada dois ou anos, muitas vezes com impactos maiores do que o recente. Ele destacou a importância de investir em energias renováveis para reduzir a dependência da matriz hidrelétrica, que historicamente foi dominante no Brasil. Atualmente, a participação de fontes como solar e eólica tem aumentado, mas a hidrelétrica ainda é a principal fonte de energia do país.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais no seu WhatsApp!

Em resposta ao apagão, o Ministério de Minas e Energia e o Operador Nacional do Sistema informaram que a falha foi causada por um incêndio em uma subestação no Paraná. O serviço foi restabelecido em todas as áreas afetadas, e a pasta assegura que continuará acompanhando a apuração do incidente, divulgando atualizações conforme o avanço dos trabalhos técnicos.

*Com informações de Daniel Lian

*Reportagem produzida com auxílio de IA

 



Fonte: Jovem Pan

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade