Com mais de 80% de sua execução concluída, a nova linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo, que chegará ao Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, começou a receber portas de embarque e elevadores em todas as suas estações. O ramal deverá entrar em operação parcial em março de 2026, com previsão de estar completamente disponível à população a partir do segundo semestre.


Na etapa atual, os trabalhos centrais deixam de estar voltados aos trilhos e aos trens. De acordo com o governo estadual, o foco está na “montagem de sistemas essenciais”, como energia, ventilação, multimídia, monitoramento e telecomunicações. As obras incluem, ainda, a instalação de escadas rolantes, elevadores, máquina de lavar trem e veículo de manutenção de via.
Em algumas estações, como Aeroporto de Congonhas, Vereador José Diniz e Campo Belo, essas instalações começaram em julho.


A nova linha do Metrô trará uma facilidade importante e muito aguardada de acesso a um dos aeroportos mais movimentados do Brasil, especialmente para quem chega das regiões oeste e sul da capital paulista.
A linha 17-Ouro
A linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo conectará o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, com integração à Linha 5-Lilás. A expectativa é que o projeto atenda a cerca de 100 mil passageiros por dia.


Ao todo, o ramal terá oito estações ao longo de quase sete quilômetros, com terminais no Morumbi e Jardim Aeroporto. A frota será de 14 trens com tecnologia que dispensa a presença de operadores no veículo.
Vale lembrar que a obra começou em 2011 e era parte do pacote da Copa do Mundo de 2014, mas como tantas outras construções Brasil afora, não saiu do papel a tempo. A proposta original tinha 18 estações e quase 18 quilômetros de extensão.
A inauguração está prevista, portanto, para acontecer 12 anos depois do projetado, depois da retomada dos trabalhos em 2023. Em 14 anos, as atividades foram paralisadas diversas vezes devido a rescisões contratuais por atrasos e descumprimento de prazos e cronogramas.
Como chegar ao Aeroporto de Congonhas usando o metrô


Atualmente, até existe uma forma de chegar ao Aeroporto de Congonhas usando o metrô, mas ela não é direta e pode ser pouco conveniente a depender da sua necessidade. Eu mesmo já usei algumas vezes, mas só quando tinha bastante tempo livre até chegar em casa ou ao aeroporto.
Primeiro, o usuário precisa embarcar na linha 2-Verde do Metrô e descer na estação São Judas. Na porta da estação, deve pegar o ônibus 609J-10 (Aeroporto – Metrô São Judas), que finalmente leva os passageiros até o aeroporto. A linha também faz o trajeto inverso.
Parece que agora vai! Ansioso pela estreia da linha que dará acesso direto ao Aeroporto de Congonhas? Isso vai facilitar a sua vida? Participe nos comentários!



