7 praias de água doce para se refrescar pelo Brasil

7 praias de água doce para se refrescar pelo Brasil

Se o mar impõe ondas, variações de marés (sobretudo no Nordeste) e grandes multidões, os rios oferecem outra cadência. Longe do litoral, ou da disputa por um lugar na areia, praias de água doce se espalham de norte a sul do país como alternativa mais serena para o verão. No lugar da arrebentação e do sal na pele, entram águas calmas, correnteza suave (ainda que nem sempre) e faixas de areia que costumam ser mais tranquilas. É outro ritmo de praia, menos intenso, mas igualmente convidativo para se refrescar. Confira algumas das opções pelo Brasil:

Lagoa da , Tocantins

A paisagem deslumbrante que adorna a Lagoa da Serra (R. Uchôa/Wikimedia Commons)

Com uma pequena faixa de areia que avança à lagoa natural, essa localidade no interior do município de Rio da Conceição é cercado pela vegetação do Cerrado e adornado pelas montanhas ao fundo, parte das Serras Gerais de Tocantins.

Além de ser ideal para banho, na Lagoa da Serra é possível andar de caiaque e stand-up paddle, com águas calmas e cristalinas. No local também há infraestrutura, com quiosques, restaurante e banheiros.

Alter do Chão, Pará

alter-do-chao-para
Vista de Alter do Chão (Tiago Silveira – MTUR/Flickr)

De frente para o rio Tapajós e a apenas alguns quilômetros de seu encontro com o Amazonas, Alter do Chão impressiona pela areia branca rodeada de um verde intenso da floresta. Cada vez mais famoso, o local se consagrou com a alcunha de “ Amazônico”.

A 38 km da cidade de Santarém, a região possui diversas que podem ser acessadas a pé durante a vazante do rio, entre agosto e fevereiro. A mais famosa delas é a do Amor. Já de fevereiro a julho, é possível ver a imensidão do rio em praias menos apinhadas.

Continua após a publicidade

Piranhas, em Alagoas

piranhas-alagoas
Piranhas é banhada pelo São Francisco, com áreas para tomar banho no rio (Walter Antonio do Livramento/Wikimedia Commons)

A cidade alagoana de Piranhas é recomendada para quem busca unir o passeio nas águas do São Francisco a um contato com a história: na Rota do Cangaço, a cidade recheada de charmosas casinhas do século 19 é onde as cabeças de Lampião e Maria Bonita foram expostas logo após sua execução, em 1938. A praia é uma delícia para refrescar do calor intenso.

Ilha do Rodeadouro,

ilha-rodeadouro
Ilha do Rodeadouro é outra opção de praia fluvial banhada pelo São Francisco (Sued Sheila Sarmento/Wikimedia Commons)

A 12 km de Juazeiro e a 16 km de Petrolina, a Ilha do Rodeadouro tem areias douradas e bastante vegetação à volta, com água fresca para curtir um banho nos dias mais quentes. Para acessá-la, é preciso fazer um percurso de barco que dura só cinco minutos.

Há boa infraestrutura de quiosques, bares, barracas e restaurantes, de frente para o São Francisco.

Continua após a publicidade

Lençóis Maranhenses, Maranhão

Lençóis Maranhenses, Maranhão, Brasil
Ao norte do Maranhão, os lençóis revelam uma paisagem em constante mutação (//Divulgação)

Os Lençóis Maranhenses, no nacional homônimo, formam um ecossistema único, de águas multicoloridas, reconhecido inclusive como Patrimônio Natural da Humanidade. É a maior extensão de dunas da América do Sul e, entre elas, dependendo da época, formam-se várias pequenas piscinas naturais temporárias.

Os Lençóis possuem três bases bem definidas – Barreirinhas, Atins e Santo Amaro – que possuem níveis variados de estrutura e conforto. Santo Amaro é a base que deixa você mais perto das lagoas, que se formam com as chuvas e estão em sua plenitude de junho a setembro.

do Telésforo, Minas Gerais

Refúgio natural convida turistas a estender a toalha e esquecer da hora
Cachoeira do Telésforo: praia de areia e muito espaço para lagartear (Thiago Parente/Flickr)

Logo no da cidade de Diamantina, em Minas Gerais, é possível encontrar a Cachoeira do Telésforo, que une praia de água doce, cascata, estacionamento e até estadia. 

Continua após a publicidade

No local, é possível visitar a queda d’água de dez metros e tomar banho em águas calmas e rasas, o que torna ideal para uma visita à região da Serra do Espinhaço.

Lagoa do Peri,

Florianópolis – Lagoa do Peri – João Felipe Garbers wikimedia commons
Mata Atlântica abraça a Lagoa do Peri (João Felipe Garbers/Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
lagoa-do-peri-florianopolis
Praia na Lagoa do Peri (Tatiana Grapsas/Wikimedia Commons)

Famosa pelas praias de mar – afinal, é uma ilha oceânica – a capital catarinense também oferece a chance de curtir um banho de lago. O Peri é um recanto mais calmo para quem quer fugir das ondas fortes que quebram nas praias que ficam no sul da ilha de Florianópolis. Por ser uma reserva ecológica, também é possível avistar aves, trechos preservados de Mata Atlântica e até espécimes de jacaré-de-papo-amarelo.

Vila de Santa Bárbara: águas termais e lindas paisagens no interior de Minas

Continua após a publicidade

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

📰 Leia a matéria completa no site original Viagem e Turismo

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!