10 curiosidades de ‘Rio’, o clássico carnavalesco das animações de Hollywood

10 curiosidades de ‘Rio’, o clássico carnavalesco das animações de Hollywood

Lançado em 2011, o Rio tem uma das mais belas representações do Carnaval carioca em um longa-metragem estrangeiro. Nada mais justo, então, do que relembrar essa aventura animada no feriadão.

O CinePOP selecionou 10 curiosidades sobre essa estrangeira com gostinho brasileiro que você talvez não conheça. Confira

Quase foi muito diferente

A ideia de fazer uma animação sobre o Rio de Janeiro surgiu na cabeça do diretor Carlos Saldanha em 1995. Em sua concepção original, a trama acompanharia um pinguinzinho que pegaria uma corrente marítima errada e acabaria parando nas cariocas, uma situação bastante comum na Cidade Maravilhosa. Porém, nos anos 2000, duas animações estreladas por pinguins – Happy Feet: O Pinguim (2006) e Tá Dando Onda (2007) – fizeram com que ele abandonasse esse protagonista e apostasse em um herói 100% brasileiro: uma ararinha azul.

Inspiração na vida real

Saldanha procurou seu novo protagonista em uma história da vida real. O diretor se inspirou na história de Presley, uma ararinha-azul-de-Spix que foi encontrada morando com uma mulher no Colorado (EUA). No início dos anos 2000, quando a espécie desapareceu das matas brasileiras, sua tutora concordou em trazê-la ao Brasil para tentar recuperar a espécie. E assim como o Blu, Presley não conseguia voar. Ele precisou passar por um processo de reabilitação para superar essa condição. Presley morreu em 2014, ano de lançamento do segundo filme da saga, com aproximadamente 40 anos de idade.

NPH

A produção tinha um favorito para viver o papel do Blu: Neil Patrick Harris. O ator chegou a entrar para o elenco, mas teve de deixar o filme devido a conflitos de agenda. No processo para encontrar uma nova voz para o protagonista, nomes como Michael J. Fox, Jim Parsons e Chris Evans foram considerados, mas quem acabou pegando o papel foi Jesse Eisenberg.

A Rede Social

Jesse Eisenberg estava com a agenda cheia, mas fez questão de participar de Rio. Na época, ele ainda estava concentrado com seu papel de Mark Zuckerberg, em A Rede Social, quando aceitou o papel de Blu. Ele gravava suas falar como a ararinha nos fins de semana, o que, segundo o próprio, o ajudava a relaxar a mente, já que ele vinha de semanas engajado em uma trama densa e exaustiva. A chance de fazer um filme mais “leve” serviu como uma sadia.

Tecnologia própria

Animações costumam dar muito para renderizar os personagens, já que os profissionais precisam cuidar dos mínimos detalhes para evitar que erros grosseiros aconteçam no processo de trazer esses personagens à vida. Em Rio, especificamente, o maior desafio era cuidar da movimentação das penas das aves. Para cuidar disso, a equipe desenvolveu uma tecnologia nova de renderização chamada Ruffle Deformer (algo como Deformador de Babados), que cuidava das texturas, cores e movimentações de cada uma das penas dos personagens em cena.

Visitas

Como de costume nesses filmes animados, a equipe de animadores fez visitas de campo para entenderem melhor o que vão retratar. Para tentar fazer o time entender o encantamento do Rio de Janeiro e do carnaval carioca, Carlos Saldanha trouxe a rapaziada para o Rio, onde eles ficaram embasbacados com as belezas naturais e arquiteturas da cidade. Além disso, eles visitaram o Zoológico do Rio para entenderem um pouco mais sobre o manejo de aves e ouvirem histórias sobre as aves resgatadas das mãos do tráfico de animais.

Especialistas

Mais do que apenas fazerem visitas à cidade, o time de animadores contou com o da Dra. Neiva Guedes, fundadora do Instituto Arara Azul e uma das principais responsáveis pela manutenção dessas espécies no meio ambiente, e de biólogos do Zoológico do Bronx para entenderem mais sobre o comportamento das ararinhas-azuis. Vale lembrar que a Ararinha Azul não tinha exemplares vivendo em zoológicos brasileiros, somente em zoológicos . A espécie passou a ser exibida em um zoológico brasileiro pela primeira vez em 2024, quando o Zoológico de São Paulo recebeu alguns indivíduos em um projeto de manutenção e preservação da espécie.

Bilíngues

O filme contou com o ator Rodrigo Santoro no papel do ornitólogo Tulio. Além de interpretar o personagem na versão americana, o ator deu voz a ele na versão brasileira. Da mesma forma, o cantor e produtor Carlinhos Brown interpretou suas canções em português e em inglês.

Sucesso

O filme foi um sucesso. No Brasil, levou mais de 6 milhões de espectadores aos cinemas, se consolidando como a maior no país em 2011. Foram mais de R$ 68 milhões arrecadados, superando fenômenos como Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1 e Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2. Mundialmente, o filme arrecadou aproximadamente 485 milhões de dólares, além de conquistar uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Canção Original com a música “Real in Rio”.

Newt

A trama de Rio é bem simples, mas muito bem executada. Na época, o lançamento do filme foi importantíssimo para a Blue Sky Studios, porque o grande estúdio de animação do momento, a Pixar, estava desenvolvendo um projeto extremamente parecido: Newt. Na trama, um lagartinho ameaçado de extinção seria levado para a Austrália, onde seria forçado a acasalar. Só que as coisas não dariam certo e provavelmente as pessoas terminariam chorando. O filme tinha previsão de lançamento para 2011, mas enfrentou alguns problemas de produção e foi adiado para 2012. No entanto, o lançamento – e sucesso – de Rio fizeram com que o projeto fosse cancelado. A Pixar chegou a tentar salvar a história, porque considerava os personagens muito bons, mas não teve como. O lado bom foi que o time envolvido em Newt acabou desenvolvendo uma nova ideia, que deu a um clássico da casa: Divertida Mente (2015).

Rio está disponível no +.

Fonte: CINEPOP

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!