Com certeza todo mundo já ouviu a ideia de que nós vivemos numa espécie de “matrix” e tudo ao nosso redor é uma simulação de computador. Essa hipótese foi defendida por várias pessoas, desde filósofos contemporâneos até Elon Musk. No entanto, não é só uma divagação existencial, tanto que a ciência tenta provar que a realidade é uma ilusão.
Para isso, os cientistas usam a mecânica quântica, que é a teoria mais importante e bem sucedida da física moderna. Ela explica desde lasers e química até o bóson de Higgs e a estabilidade da matéria, mas nem mesmo os físicos sabem o motivo disso.
De acordo com a revista Nature, o diferencial da teoria quântica é que a forma como os sistemas físicos são descritos é diferente do que se vê quando eles são observados. É por isso que as regras didáticas da mecânica quântica tem que invocar processos especiais para fazer a descrição de ‘medidas’ ou ‘observações’. Mesmo sabendo disso, a física não sabe porque isso acontece.
Além disso, outras coisas são diferentes na mecânica quântica. Na física clássica uma partícula, como um elétron, tem posição e objetivos em qualquer momento, mas na mecânica quântica isso, normalmente, não existe de forma objetiva antes que a medição seja feita. Ou seja, por mais que a posição e momento sejam aspectos que possam ser observados, eles não pré-existem. Esse é um ponto de diferenciação considerável.
Realidade é ilusão
Por ser um ponto extremamente interessante e complexo, várias tentativas de resolver essa tensão foram feitas, mas sem nenhum consenso. Questões discordantes permanecem em volta do ponto mais central: a função de onda quântica deve representar a realidade ou é apenas uma ferramenta que usamos para calcular a probabilidade de resultados experimentais?
Contudo os físicos não chegaram a uma concordância do que realmente é uma medição, se as funções de onda representam a realidade física, se existem variáveis físicas além da função de onda ou se a função de onda sempre obedece à equação de Schrödinger.
Por conta de todas essas discussões, que permeiam a dúvida se a realidade é uma ilusão, existe a dificuldade em elaborar uma teoria quântica fundamental da gravidade e do espaço-tempo curvo. Na visão da maioria dos pesquisadores da área, a mecânica quântica não precisa de modificação e sim da descoberta de como encaixar o espaço-tempo curvo, na história, de forma consistente, mas o que tudo indica, isso está longe de acontecer.
Fonte: O cafezinho
Imagens: Lab dicas jornalismo
Esse conteúdo A realidade é uma ilusão segundo a ciência foi criado pelo site Fatos Desconhecidos.