Você se lembra de aprender sobre política diretamente na sala de aula? Pois é, se a resposta for ‘sim’, provavelmente você nasceu nos anos 70. Algumas disciplinas dos períodos de 1960 a 1990 já não englobam mais o currículo escolar atual.
Então, prepare-se, alerta de alto nível de nostalgia: Relembre matérias que caíram “em desuso” após a década de 90.Algumas disciplinas das décadas de 1960 a 1990 já não englobam mais o currículo escolar atualmente.
Matérias que deixaram saudades, ou não
A Educação Moral e Cívica voltava-se à formação dos primeiros anos escolares, com foco nos valores e deveres cívicos. Criada em 1940, foi extinta em 1993 em uma reformulação que buscava modernizar o ensino da cidadania.
Quase irmã gêmea da supracitada. a “Organização Social e Política Brasileira (OSPB) era obrigatória que explicava o funcionamento do sistema político, a Constituição e os deveres do cidadão. Instituída em 1962, ela perdeu espaço no currículo em 1993, hoje, o assunto ‘política”, dentro das escolas é evitado.
Ademais, que dizer do famoso “latimLatim“? Essencial para entender a origem de tantas palavras em línguas modernas, era obrigatório até o início dos anos 1970. Com o tempo, caiu em desuso e restringiu-se a cursos universitários específicos, mas totalmente fora das salas de aula.
Por fim, a matéria Técnicas Comerciais ensinava fundamentos de:
- Economia;
- Contabilidade e,
- funcionamento bancário.
Mas, com a democratizaçãode tecnologias e a exposição cada vez maior dos jovens ao comércio eletrônico e finanças pessoais, essa disciplina perdeu sua relevância e foi retirada do currículo.
Enfim, mesmo que essas disciplinas tenham desaparecido hoje, seu legado persiste como uma janela para entender como mudaram as nossas prioridades do nosso sistema educacional.
Fonte: Veja
Esse conteúdo Se você teve alguma dessas matérias na escola, você é da geração 70 foi criado pelo site Fatos Desconhecidos.