O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retoma, nesta quinta-feira (6), a agenda de viagens pelo país depois de passar uma temporada em Brasília se recuperando de duas cirurgias que precisou fazer na cabeça.
Lula vai ao Rio de Janeiro, onde participará da cerimônia de reabertura da emergência do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB). O serviço faz parte da rede de urgência e emergência da capital e do estado fluminense, atendendo usuários em estado grave ou que exijam cuidados especializados.
Fechada desde 2020, a nova emergência conta com 50 leitos em dois espaços, adulto e pediátrico, divididos por complexidade: sala vermelha, amarela e verde. O serviço é gerido pela Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).
A cerimônia marca, ainda, a retomada plena da capacidade total do hospital, que passou de 412 para 423 leitos disponíveis à população.
Em outubro de 2024, antes do início da administração do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), 218 leitos estavam fechados.
Outra novidade é a reativação do Centro de Diagnóstico por Imagem, com a disponibilização de exames de ultrassonografia e de um novo equipamento de raio-x de alta precisão.
A retomada plena da unidade faz parte do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio. Além de Bonsucesso, o do Andaraí (HFA), Cardoso Fontes (HFCF) e Servidores do Estado (HFSE) já começaram o processo.
Outras viagens
Na sexta-feira (7), Lula deve ir a Paramirim, no interior da Bahia. Com comitiva de ministros e o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o presidente vai lançar o programa “Água para Todos – Bahia”, que leva água à região, distante 650 km de Salvador.
O presidente também já tem previsão de viagem para a semana que vem. Na quinta-feira (13), ele deve ir a Macapá para uma cerimônia de cessão de mais terras federais ao estado e para o lançamento de complexos do Minha Casa, Minha Vida.
No dia seguinte, está previsto ir ao Pará para compromissos relacionados à COP30, que será realizada em Belém em novembro.
Lula também deve retomar em breve a rotina de viagens internacionais. O primeiro compromisso será no Uruguai, para participar da posse do presidente Yamandú Orsi.
No mesmo mês, o petista tem viagens confirmadas para o Japão e o Vietnã, e pode participar da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Honduras.
Fonte: CNN Brasil