O autor Raphael Montes, 34, usou as redes sociais para ironizar as críticas que recebeu a respeito da história “Dias Perfeitos”, lançada como livro pelo escritor em 2014 e adaptada para série no serviço de streaming Globoplay este ano.
Os últimos episódios da obra estrearam nesta quinta-feira (28). Na noite de quarta (27), Raphael Montes divulgou um vídeo de “pronunciamento” depois de dividir opiniões em parte do público com o desenrolar da história.
“Eu sei o que andam dizendo por aí sobre mim. Vim dizer que não é verdade, não sou essa pessoa”, começou ele, em tom irônico. “Eu não vou escrever mais histórias de suspense, de crime, agora só vou escrever histórias edificantes que melhoram a autoestima, histórias que levam a gente para frente”, complementou. Montes também é autor de obras como “Bom Dia, Verônica” e “Jantar Secreto”.
“Eu juro que eu não sou uma pessoa horrorosa”, concluiu ele.
Assim como no livro, a trama acompanha o jovem e solitário estudante de medicina Téo (Jaffar Bambirra) que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e dissecar cadáveres nas aulas de anatomia.
Ao conhecer Clarice (Julia Dalavia), uma jovem de espírito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema, Téo fica obcecado. O jovem começa, então, a se aproximar de forma insistente. Diante das seguidas negativas, opta por uma atitude extrema: desfere um golpe na cabeça dela e, em seguida, sequestra a garota. O que para Clarice são dias de terror e medo, Téo encara como uma lua de mel ao lado de sua amada.
Alerta de spoilers: o texto contém spoilers de “Dias Perfeitos”.
Pelas redes sociais, internautas expressaram opiniões sobre a forma como a história de Clarice encaminhava. No final do 6º episódio, Clarice prende Téo e decide fazê-lo provar do próprio veneno. Ao descobrir o que Téo fez com Breno, Clarice surta e na tentativa de fugir acaba se afogando no mar. Téo a salva, mas o episódio termina com o jovem rompendo uma vértebra de Clarice, para que ele possa exercer controle total sobre ela.
O final do livro, inclusive, não é caracterizado como feliz. No entanto, durante a Bienal do Livro do Rio, Raphael Montes revelou que o último episódio da produção será uma trama pós-livro, e que os fãs podem esperar uma história complementar, mas não totalmente idêntica.
Em entrevista à CNN, Jaffar Bambirra também deu alguns spoilers sobre o final da série. “O que eu posso dizer é que o final realmente é bem diferente do livro. Em algum momento ele é parecido, depois ele vai indo para outro caminho. O que eu posso dizer sem muitos spoilers é difícil, mas o que eu posso dizer é que o Téo vai sofrer pouquinho.”
Tudo certo nesse site? 👀❤️ pic.twitter.com/ZDaVQijwlw
— Raphael Montes (@montesraphael) August 27, 2025
é insano como até o homem mais “engajado” em causas femininas vai fazer pouco caso qnd mulheres sinalizam um desconforto misógino em sua obra. homens sempre sobem num pedestal d “ego ferido” qnd são criticados por mulheres. será se a critica tivesse partido de homens seria assim?
— natalia (@mal1gnantt) August 27, 2025
Se eu tinha uma opinião meio qualquer coisa (ele só escreve meio mal e como adolescente edge) agora eu tenho uma opinião bem negativa. Esse deboche (com um texto ruim e chato vindo de um escritor) me fez pensar que realmente é misógino mesmo. Tá de parabéns.
— Mialle 📖 LENDO (@mialle) August 27, 2025
Fonte: CNN Brasil