Por que as orelhas dos elefantes são tão grandes

Por que as orelhas dos elefantes são tão grandes

Os elefantes africanos são reconhecidos mundialmente pelas suas enormes orelhas – chegam a representar 20% da superfície corporal do animal – mas elas vão além da estética. Saiba quais são as utilidades desse membro.

Radiadores naturais

Essas orelhas são verdadeiros radiadores biológicos. A estrutura é composta por cartilagem fina, pele delicada e um emaranhado (denso) de vasos sanguíneos.

Logo, isso permite a circulação de até 12 litros de sangue por minuto – um volume que promove uma troca térmica eficaz: o sangue esfria e retorna ao corpo, ajudando a manter sua temperatura interna em cerca de 36°C.

Diferente dos humanos, que suam para dissipar calor, os elefantes usam esse mecanismo para evitar o superaquecimento, especialmente, durante longas caminhadas de até 25km por dia.

Elefantes africanos VS asiáticos

Elefante africano e asiático, respectivamente.

 

A comparação entre essas espécies evidenciam a adaptação das mesmas. Os africanos que são expostos a temperaturas mais elevadas, nas savanas, têm orelhas significativamente maiores do que seus parentes asiáticos, que habitam florestas mais úmidas e sombreadas.

Um biólogo, especializado em termorregulação animal, explica:

Em habitats mais frios ou sombreados, não há necessidade de uma superfície tão extensa para dissipar o calor…

Audição e comunicação

As orelhas maiores melhoram tanto a captação de sons como a propagação de sinais químicos. Por exemplo: durante o cio, machos abanam as orelhas para espalhar feromônios do cheiro emitido por uma glândula próxima aos olhos.

Então, elas também atuam como “parabólicas auditivas”, que canalizam sons, especialmente infrassons, fundamentais para a comunicação de longa distância entre os membros do bando.

O abano das orelhas

Além de estratégia, ao abanar as orelhas, os elefantes reforçam a ventilação e maximiza a perda de calor. Além disso, eles tomam banhos de lama – que funcionam como um “protetor solar” – outro exemplo da adaptação desses animais.

Portanto, o tamanho avantajado das orelhas é uma evidência clara da seleção natural: 

  • Elefantes que desenvolviam tais estruturas tinham maior sucesso térmico, sobrevivendo melhor e deixando mais descendentes.

Ademais, as grandes orelhas dos elefantes africanos são muito mais que traços vistosos. Representam um sistema natural de termorregulação e comunicação que sustenta sua sobrevivência em ambientes hostis.

Enfim, aprender mais sobre esses membros tão impressionantes reforçam como a vida encontra soluções criativas para os desafios impostos. Seja pelo clima, pela distância ou pela sobrevivência.

Esse conteúdo Por que as orelhas dos elefantes são tão grandes foi criado pelo site Fatos .

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!