Um filme biográfico sobre o legado complicado de Michael Jackson sempre será um empreendimento ambicioso. O lançamento do filme “Michael”, estrelado por Jaafar Jackson como seu falecido tio, foi transferido de abril para outubro, supostamente devido a complicações com o roteiro, de acordo com o portal Puck.
Um representante da Lionsgate, a distribuidora do longa-metragem, se recusou a comentar quando contatado pela CNN. Veja abaixo o que se sabe sobre o projeto.
Começando com o homem no espelho
Dirigido por Antoine Fuqua (“Dia de Treinamento”) com um roteiro do indicado três vezes ao Oscar John Logan, “Michael” conta a história de Michael Jackson, que morreu em 2009 aos 50 anos como resultado de intoxicação aguda por propofol.
O filho do irmão mais velho de Jackson, Jermaine Jackson, foi escalado para interpretar o papel principal, que o produtor do filme, Graham King, elogiou.
“Com Jaafar, cada olhar, cada nota, cada movimento de dança é Michael. Ele personifica Michael de uma forma que nenhum outro ator poderia”, disse King em uma declaração em um comunicado à imprensa em fevereiro de 2024.
Fuqua comparou isso à mágica no mesmo comunicado à imprensa: “Reunimos uma equipe incrível de artistas para este projeto – cabelo e maquiagem, figurinos, cinematografia, coreografia, iluminação, tudo – e alguns que conheceram e trabalharam com Michael estão se reunindo para este filme. Mas o mais importante, é Jaafar quem personifica Michael. Vai além da semelhança física. É o espírito de Michael que surge de uma forma mágica. Você tem que vivenciar para acreditar.”
Nomes como Miles Teller, Colman Domingo e Nia Long também está no elenco.
Lidando com um período sombrio
Na semana passada, o portal Puck relatou que o filme com orçamento de US$ 150 milhões (cerca de R$ 890 milhões) atingiu um obstáculo bastante grande. De acordo com o relatório, o roteiro de “Michael” inclui a investigação de 1993 sobre alegações de abuso sexual feitas contra Jackson por Jordan Chandler, então com 13 anos.
No entanto, um acordo no caso supostamente inclui uma cláusula proibindo a dramatização da família Chandler, da qual a equipe criativa do filme não estava ciente até depois que as filmagens do projeto foram concluídas, exigindo que o filme fosse retrabalhado, informou Puck.
A CNN entrou em contato com representantes do espólio da família Jackson e Fuqua.
Chandler não foi a única pessoa a acusar o artista de abuso sexual. Em 2003, Jackson foi acusado de sete acusações de perpetrar um “ato obsceno contra uma criança” com base em alegações de um garoto com câncer convidado para a casa da estrela. O garoto disse que tinha 13 anos quando Jackson lhe serviu álcool e o acariciou.
Michael Jackson negou todas essas alegações quando estava vivo, e seus familiares continuam a fazê-lo.
Em 2019, a HBO lançou um documentário intitulado “Leaving Neverland”, que detalhava alegações perturbadoras de James Safechuck e Wade Robson de que Jackson abusou sexualmente deles por um período de vários anos quando eram crianças.
Robson disse que ficou com Jackson em seu rancho Neverland na Califórnia em várias ocasiões quando ele era criança. Safechuck apareceu em um comercial da Pepsi quando criança com Jackson e disse que também era um visitante frequente da casa do cantor.
Ambos defenderam o cantor de alegações de abuso sexual, mas depois entraram com ações — Robson em 2013 e Safechuck em 2014 — contra o espólio do cantor com alegações de abuso próprias. O espólio de Jackson negou as acusações.
A família Jackson negou as alegações em “Leaving Neverland”, chamando o filme de “linchamento público” e sugerindo que os acusadores são motivados por ganho financeiro.
“Michael” está atualmente programado para ser lançado em outubro de 2025.
-
1 de 13
Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, “Anora” chega aos cinemas brasileiros em janeiro • Reprodução
-
2 de 13
“Conclave”, com Ralph Fiennes, estreia em janeiro • Divulgação
-
3 de 13
“Um Completo Desconhecido”, cinebiogradia de Bob Dylan, chega aos cinemas brasileiros em fevereiro de 2025 • Gotham/GC Images via Getty Images
-
-
4 de 13
Destaque em Cannes em 2024, “Emilia Perez” lança em fevereiro • Divulgação
-
5 de 13
“O Brutalista” vai estar disponível no Brasil em fevereiro • Divulgação
-
6 de 13
Novo filme do diretor de “Parasita”, “Mickey 17” estreia em março • Reprodução/Warner
-
-
7 de 13
Estrelado por Fernanda Montenegro, “Vitória” chega aos cinemas em março • Youtube/ Sony Pictures Brasil
-
8 de 13
-
9 de 13
“Thunderbolts*” lança em maio • Reprodução
-
-
10 de 13
“F1” chega aos cinemas em junho • Divulgação/Warner Bros.
-
11 de 13
“Superman” tem previsão de estreia para julho de 2025 • Instagram/@jamesgunn
-
12 de 13
Cinebiografia de Michael Jackson estreia em outubro • Reprodução/X
-
-
13 de 13
O terceiro filme de “Avatar” estreia em dezembro de 2025 • Divulgação/20th Century Studios
Fonte: CNN Brasil