Vários lugares do mundo chamam atenção por suas peculiaridades e fatos que geram uma curiosidade em todos, como por exemplo, quando e como peixes pararam em lagos de montanha. Agora, um novo estudo trouxe uma descoberta bem interessante sobre esse assunto, mais especificamente sobre o lago de alta montanha nos Pirineus, na Espanha.
De acordo com o estudo, os humanos podem ter introduzido os peixes nesse lago no século VII. A descoberta vem desafiar o que era sabido, até o momento, a respeito da presença de peixes em lagos isolados nas montanhas europeias.
Na história, esse lagos no alto das montanhas eram tidos como naturalmente sem peixes por conta das suas barreiras naturais, como por exemplo, quedas d’água íngremes que acabavam impedindo que os animais chegassem até eles. Além disso, de acordo com os registros históricos, a introdução desses animais começou a ser registrada depois de muito tempo, nos séculos XIV e XV, especialmente relacionados aos direitos de pesca e comércio.
Então, recentemente, uma equipe de cientistas foi investigar mais a respeito dessa prática e viram que ela pode ter acontecido bem antes. Para isso, eles usaram o DNA antigo preservado nos sedimentos do Lago Redon.
Peixes nos lagos de montanhas

Mala de aventuras
Com liderança de Elena Fagin e Jordi Catalan, os pesquisadores fizeram a análise de um testemunho sedimentar de 30 centímetros de comprimento datado de 3.200 anos. Mesmo que eles não encontraram DNA de peixes nessas amostras, eles tinham uma outra forma indireta de fazer o rastreamento da presença deles, no caso, pelo DNA dos parasitas.
Da mesma forma que plantas e animais, os parasitas, também, deixam rastros de seu material genético no ambiente. Então, analisando o DNA nas várias camadas do sedimento, os pesquisadores identificaram DNA de parasitas de peixes datados dos século VII d.C.
Tal descoberta vai de encontro com evidências arqueológicas de atividade humana intensa na região no período tardo-romano e visigótico, por volta do século VII. Além disso, a análise de pigmentos fotossintéticos nos sedimentos mostrou um aumento na produção primária do lago, o que sugere que houve um impacto de atividade humana no ecossistema.
Por conta de todas essas descobertas, os pesquisadores apontam que introdução dos peixes nos lagos de montanhas pode ter sido consequência da interação humana maior com o ambiente.
Fonte: Veja
Imagens: Mala de aventuras
Esse conteúdo Pesquisadores dizem quando e como peixes pararam em lagos de montanha foi criado pelo site Fatos Desconhecidos.