A OpenAI lançou um nova identidade visual, que inclui mudanças na paleta de cores, na tipografia, nas imagens e no logo. A reformulação alcança também o ChatGPT no navegador ou aplicativo, conforme explica reportagem do site especializado em design Wallpaper.
O trabalho foi desenvolvido pela equipe interna da empresa e liderado pelo chefe de Design Veit Moeller e o diretor de Design Shannon Jagger. De acordo com Moeller, a criação contou com auxílio do ChatGPT apenas para alguns cálculos. O restante do trabalho foi realizado de forma “tradicional”.
Eles admitem que até então que as escolhas estéticas da OpenAI eram desordenadas e que faltava coesão. Um ano atrás o CEO da OpenAI, Sam Altman, pediu que recriassem a identidade da empresa.
O padrão central da identidade é um ponto preto que representa o cursor, a origem da resposta do ChatGPT. Como esse círculo foi a base para o design, as letras e sinais de pontuação receberam formato arredondado.
Embora o produto da OpenAI seja uma máquina, os designers buscaram dar um toque humano à tipografia. “Também há um certo nível de imperfeição, para contrabalançar a precisão robótica e fazer as coisas parecerem mais humanas”, diz Moeller. Por exemplo, a letra “O” é perfeitamente circular na parte de fora, mas não na de dentro.
O novo conjunto de imagens do ChatGPT busca elucidar a criatividade humana. Elas vão desde paisagens até formas mais abstratas. Eles usaram a IA geradora de vídeos da OpenAI, Sora, para criar texturas que se pareçam com imagens da realidade.
Essas figuras estão alinhadas com a paleta de cores da empresa, que começa com tons de cinza e azul que lembram o horizonte e o céu, e envolve também cores primárias contrastantes.
O conhecido logo da empresa, formado por três triângulos interligados e lembra a imagem de uma flor, sofreu leves alterações com uma nova geometria. O logo anterior da empresa havia sido desenhado pelos fundadores da OpenAI Ilya Sutskever e Greg Brockman quando a empresa foi lançada.
A equipe também criou um “Ponto Emotivo” que as pessoas podem usar enquanto interagem com a IA. O disco teve inspiração de cores ligadas à água e funciona como se fosse uma representação visual da voz do ChatGPT.
Deixar o mecanismo longe de parecer um ser humano, sem emoções ou feições discerníveis, foi uma escolha proposital dos designers. Os padrões e movimentos do Ponto Emotivo são em código e podem responder aos comandos.
-
(O MIT Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory (CSAIL), em Cambridge, Massachusetts, desenvolveu o sistema de diagnóstico de câncer de mama baseado em IA, reduzindo erros em 15%.)
-
(O Google AI, com sede em Mountain View, Califórnia, criou o AlphaGo, o primeiro programa de IA a derrotar um campeão mundial de Go, revolucionando a pesquisa em aprendizado profundo.)
-
-
(O IBM Watson Research Center, em Yorktown Heights, Nova York, desenvolveu a IA Watson, que venceu campeões humanos no programa de TV Jeopardy!, demonstrando avanços significativos em processamento de linguagem natural.)
-
(O Baidu Research Lab, em Pequim, China, é conhecido por seu sistema de reconhecimento de voz Deep Speech, que alcançou uma precisão de 97% na transcrição de áudio, superando as tecnologias anteriores.)
-
(O Berkeley Artificial Intelligence Research (BAIR) Lab, na Universidade da Califórnia, em Berkeley, criou algoritmos avançados de robótica, incluindo o Dex-Net, que melhorou a precisão da manipulação robótica em 99%.)
-
(O centro da Meta AI Research SuperCluster (RSC) tem um dos supercomputadores de IA mais rápidos da atualidade. Com ele, a empresa desenvolveu o sistema de tradução automática baseado em IA que suporta mais de 100 idiomas, melhorando a comunicação global em plataformas sociais da empresa.)
Fonte: Exame