Dentro da Amazon, existe um cargo quase invisível para o público, mas extremamente poderoso dentro da empresa. O chamado “shadow advisor” – ou conselheiro-sombra – é um dos postos mais estratégicos da companhia e tem histórico de preparar futuros líderes de alto escalão.
A função, que dura de 18 a 24 meses, coloca um executivo ao lado do CEO, acompanhando-o em quase todas as reuniões e decisões críticas.
O novo ocupante da posição é Alex Dunlap, um veterano de 17 anos da Amazon Web Services (AWS). As informações são do Business Insider.
O “shadow advisor” funciona como um chefe de gabinete não oficial, oferecendo insights estratégicos e aprendendo diretamente com o comando da empresa.
Andy Jassy, atual CEO da Amazon, ocupou esse cargo quando trabalhava com Jeff Bezos. Outros seguiram trajetórias semelhantes: Amit Agarwal tornou-se chefe da Amazon Índia, enquanto Jay Marine assumiu o comando do Prime Video na divisão de esportes.
Juliana Sztrajtman é a nova CEO da Amazon Brasil
Por que agora?
Dunlap substitui Eric Rimling, ex-vice-presidente de logística da Amazon, que ocupou a posição desde janeiro de 2023.
Sua chegada acontece em um momento chave para a empresa: apesar do domínio da AWS em serviços como computação e armazenamento em nuvem, a Amazon enfrenta desafios para criar uma base sólida em SaaS (software como serviço).
Algumas apostas da empresa foram bem-sucedidas, como o Bedrock, voltado para desenvolvimento de IA, e o Connect, um sistema para call centers.
Dunlap, que antes liderava a área de produtividade na AWS, assume o cargo no momento em que a Amazon reforça sua aposta nesse setor.
-
(1º lugar: Nvidia (NVDC34))
-
(2º lugar: Tesla (TSLA34))
-
(3º lugar: Advanced Micro Devices (A1MD34))
-
(4º lugar: KLA (K1LA34))
-
(5º lugar: Tokyo Electron (TYO: 8035))
-
(6º lugar: Pinduoduo (Nasdaq: PDD))
-
(7º lugar: Cadence Design Systems (C1DN34))
-
(8º lugar: Lam Research (L1RC34))
-
(9º lugar: Synopsys (S1NP34))
-
(10º lugar: Shopify (S2HO34))
Fonte: Exame