Com o passar do tempo, as ferramentas de inteligência artificial têm chamado atenção do mundo todo. Por mais que elas tragam algumas questões, desde a sua criação as pessoas compreendem, cada vez mais, seu uso. Além disso, sempre surgem novas opções, como no caso da DeepSeek, Contudo, por mais nova que ela seja, já levanta dúvidas. Elon Musk questiona a quantidade de chips da Nvidia usados pela DeepSeek.
Por meio do seu perfil do X, o bilionário sugeriu que a DeepSeek usa mais GPUs da Nvidia do que a startup chinesa anunciou. Além disso, Musk, também, respondeu ao questionamento direcionado a Marc Benioff, CEO da Salesforce, a respeito da possibilidade do modelo ter sido criado com “orçamento apertado”. No caso, ele disse um “não” bem enfático.
Além disso, Musk também reagiu a um post, no X, com uma declaração de Alexandr Wang, CEO da Scale AI, a respeito da DeepSeek ter, aproximadamente, 50 mil chips da Nvidia e o fato de “não poderem falar publicamente por conta do controle de exportações dos Estados Unidos”. A esse post o bilionário respondeu “Obviamente”.
Chips da Nvidia usados pela DeepSeek
Para quem, ainda, não sabe do que se trata esse assunto, na semana passada a startup chinesa DeepSeek lançou um chatbot de inteligência artificial (IA) generativa, o DeepSeek-R1 que usa chips menos avançados e tem um orçamento menor para sua criação. Segundo analistas, essa criação mostra que não é preciso chips avançados e caros para que uma IA , de ponta, seja desenvolvida.
O DeepSeek-R1 foi desenvolvido para fazer tarefas complexas de raciocínio e os resultados que ele entrega surpreendem o mercado, com a vantagem do diferencial do seu baixo custo. Essa é a ameaça para os principais jogadores desse mercado.
Fonte: Infomoney
Imagens: Kuhinje
Esse conteúdo Musk questiona quantidade de chips da Nvidia usados pela DeepSeek foi criado pelo site Fatos Desconhecidos.