Lula é chamado de ‘comandante’ no combate à fome por diretor da FAO após Brasil deixar Mapa da Fome

Lula é chamado de ‘comandante’ no combate à fome por diretor da FAO após Brasil deixar Mapa da Fome

Em conversa por telefone, diretor-geral da agência da ONU parabenizou o país e convidou o presidente para evento em ; petista comemorou e disse que dormirá com a ‘consciência tranquila’

Ricardo Stuckert/PR“Quero dizer que hoje sou o homem mais feliz do mundo”, disse Lula, após saber que deixou o Mapa da Fome

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi elogiado nesta segunda-feira (28) pelo diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), Qu Dongyu, que o chamou de “comandante” no combate à fome no Brasil e no mundo. A fala ocorreu após a confirmação de que o país deixou novamente o Mapa da Fome, segundo dados divulgados pela própria agência internacional.

“O senhor, na verdade, é comandante, pois mobiliza seus colegas, seu povo, para lutar contra a fome. Como agência da ONU, fazemos nossa parte. No próximo ano, vamos ao Brasil ver a experiência do país”, afirmou Dongyu, durante ligação telefônica com Lula. O diretor também convidou o presidente brasileiro para os eventos de comemoração dos 80 anos da ONU, que serão realizados em outubro, em Roma, na Itália.

Durante a conversa, Lula disse estar “com a consciência tranquila” e celebrou o anúncio. “Quero dizer que hoje sou o homem mais feliz do mundo. Vamos continuar trabalhando, e espero que as pessoas se interessem em saber o que aconteceu no Brasil, porque, na verdade, para que a gente acabe com a fome e a pobreza, é preciso colocar o povo pobre no orçamento do país, do estado e do município. Hoje, vou dormir com a consciência tranquila com o dever cumprido com meu povo”, disse. O Brasil já havia saído do Mapa da Fome em 2014, mas voltou a constar no relatório da FAO durante o triênio de 2019 a 2021.

Ao parabenizar o país pela nova saída do mapa, Dongyu destacou o feito como exemplo para o mundo. “Os senhores já fizeram isso anteriormente. Isso demonstra como podemos mudar as coisas com trabalho árduo. O Brasil é um exemplo disso. A luta contra a fome é um direito humano fundamental, verdadeiro. Estou orgulhoso do Brasil e do senhor como líder. O êxito dos senhores é o êxito do mundo, é a maior população da América Latina. Vocês estão também oferecendo oportunidade para os colegas do mundo aprenderem.”

O que é o Mapa da Fome?

O Mapa da Fome é um indicador global criado pela FAO para identificar países com graves níveis de insegurança alimentar. Estar no mapa significa, segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que uma parcela significativa da população não tem acesso regular a alimentos suficientes para garantir uma vida saudável.

Entre os critérios utilizados para determinar a presença de um país no mapa estão:

  • Quantidade de alimentos disponíveis no território, considerando produção interna, importações e exportações;
  • O padrão de alimentar da população, levando em conta as diferenças de renda;
  • A ingestão mínima diária de calorias necessária para um indivíduo médio.



Fonte: Jovem Pan

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!