Por estar no polo Sul, a Antártica está quase sempre coberta de geleiras. Mas isso não quer dizer que coisas interessantes não sejam descobertas por lá. Como por exemplo, essa descoberta anunciada pelos pesquisadores do Schmidt Ocean Institute de um ecossistema marinho que não era conhecido até então. Esse “novo mundo” foi visto quando um iceberg gigante se soltou na Antártida em janeiro.
Claro que, com o novo achado, os pesquisadores mudaram os planos que tinham e fizeram uma expedição durante oito dias no local. Nesse novo mundo revelado pelo iceberg, foram vistos corais, esponjas, peixes-gelo, aranhas-do-mar gigantes e polvos.
Na expedição eles usaram o veículo, operado remotamente, ROV SuBastian, que consegue chegar até 1.300 metros de profundidade. Como resultado, os pesquisadores encontraram um ecossistema próspero e bem diverso, o que é algo fora do comum para as regiões do mar profundo. Justamente por isso que eles ficaram impressionados com o visto.
Iceberg se solta e mostra novo mundo

Olhar digital
Por conta do que foi visto, isso pode ser um indicativo de que toda a diversidade já estava ali há décadas ou centenas de anos.
De acordo com os pesquisadores, geralmente os ecossistemas de águas profundas dependem de nutrientes que descem da superfície iluminada pelo sol. Contudo, esse novo mundo era coberto pelo iceberg de 150 metros, durante séculos, e não tinha acesso direto da luz. Por isso que não é algo comum encontrar tanta diversidade.
Para explicar isso, os pesquisadores pensam que as correntes oceânicas tem um papel importante no transporte de nutrientes até esse local, o que sustentaria a vida vista por lá.
O iceberg ter se soltado na Antártida, não apenas revelou esse novo mundo como, também, deu aos pesquisadores a possibilidade de reunir dados a respeito do comportamento passado da camada de gelo no continente.
Fonte: Olhar digital
Imagens: Olhar digital
Esse conteúdo Iceberg se solta na Antártida e revela um novo mundo foi criado pelo site Fatos Desconhecidos.