A atriz Gwyneth Paltrow, 52, desabafou durante uma participação em seu podcast Goop, ao lado do marido, o produtor Brad Falchuk sobre os desafios de ser madrasta.
A estrela teve os filhos Apple, de 20 anos, e Moses, de 18, com o vocalista do Coldplay, Chris Martin, antes de se divorciarem em 2016. Depois, se tornou madrasta dos dois filhos de Brad.
Durante o podcast, ela disparou: “Ser madrasta é bem difícil. Requer uma grande responsabilidade, vulnerabilidade, entender seus gatilhos, e nada parece desnortear alguém, especialmente mulheres, como ser madrasta.”
“O que acontece toda vez é que o pai fica no meio. Os filhos estão tendo dificuldade de entender e se ajustar, eles não querem abrir mão da dinâmica familiar que tinham, e o pai está tentando agradar a ambos e jogar para os dois lados. E a mulher está tipo: ‘Ei! Seus filhos estão tendo dificuldade!’ É muito fácil levar isso para o lado pessoal”, continuou.
Gwyneth ainda revelou que a aceitação dos enteados foi uma etapa difícil: “Acho que as mulheres entram querendo harmonia e boas intenções, e é como um sonho que tudo flua e se misture bem. Mas a verdade é que a única opção para se rebelar é contra a madrasta, porque eles não querem afastar o pai… Eu caí nessa armadilha algumas vezes de ser provocada por uma criança”, explicou.
“Isso atinge algo tão profundo e tão primordial, que acho que é provavelmente específico de cada pessoa. Mas para mim, foi como: ‘Sou amada? Também sou aceita?’ É como se minha essência fosse desafiada pelo comportamento da criança. Acho que muitas vezes, a mulher pode meio que ajudar a construir essa dinâmica.”
A estrela explicou que todos se esforçaram e, após alguns anos, agora são uma família unida e feliz.
“Você cria algo realmente novo e bonito a partir de algo desconfortável. Eu adoro que todos na nossa família ajudaram a co-criar o que estávamos fazendo. Claro, como toda história, houve coisas boas e coisas complicadas, mas tem sido incrível para mim ver todos os quatro filhos crescerem nisso e abraçarem isso. E é quase como se a recompensa fosse maior quando é seu enteado do que seu próprio filho. Acho que porque não é uma relação tão natural, você é capaz de construir algo com essa criança que não é sua, mas que acaba se tornando um dos seus filhos.”
A atriz também compartilhou que gostaria de ter tido mais filhos e que não sentia que sua família estava completa até se casar com Brad.
“Meu pai [Bruce Paltrow] costumava dizer que o único arrependimento que ele teve em toda sua vida foi não ter tido mais filhos. E eu senti isso por um longo tempo até ter enteados.”
Dira Paes reflete sobre maternidade: “Segunda chance na vida”