Equipes de resgate indonésias encontraram com vida, nesta terça-feira (15), 11 pessoas desaparecidas no mar que sobreviveram ao naufrágio de um barco devido ao mau tempo, nadando por pelo menos seis horas até a ilha mais próxima, informaram autoridades.
Dois barcos e dezenas de equipes de resgate procuravam os desaparecidos depois que a embarcação com 18 pessoas a bordo virou perto das Ilhas Mentawai, na província de Sumatra Ocidental, por volta das 11h da manhã de segunda-feira (14), informaram autoridades regionais.
“Chovia forte quando o incidente aconteceu”, disse o oficial da ilha, Rinto Wardana, à agência de notícias Reuters. “Alguns dos passageiros conseguiram nadar e chegar à ilha mais próxima.”
Sete pessoas já haviam sido resgatadas, acrescentou Wardana. Dez dos que estavam a bordo eram funcionários do governo local em viagem de negócios à cidade de Tuapejat, destino do barco ao deixar Sikakap, outra pequena cidade nas Ilhas Mentawai.
As Ilhas Mentawai são compostas por quatro ilhas principais e muitas outras menores.
Barcos e balsas são um meio de transporte regular na Indonésia, um arquipélago com mais de 17 mil ilhas, onde acidentes são causados por mau tempo e padrões de segurança fracos, que frequentemente permitem que as embarcações fiquem sobrecarregadas.
Quando uma balsa afundou este mês perto da ilha turística de Bali com 65 pessoas a bordo, 30 passageiros sobreviveram, enquanto 18 morreram e 17 desapareceram.
Fonte: CNN Brasil