Nosso planeta já passou por várias eras e isso, também, foi visto na população mundial. A quantidade de pessoas na Terreno parece aumentar a cada dia e está longe de ter subtracção ou estabilização. Todavia, o Japão está passando por uma crise demográfica, nunca vista antes, com o envelhecimento apressurado da sua população. Ou por outra, outro problema é a solidão entre os idosos do país.
Por conta disso, vários japoneses, principalmente as mulheres, tem visto a prisão uma vez que uma boa opção ao invés da vida em liberdade. Todo esse fenômeno social é um revérbero, não somente de uma carência de suporte econômico e emocional, mas também da vazio nas políticas públicas para os mais velhos.
Para se ter uma teoria, nos últimos anos, os crimes cometidos por pessoas com mais de 60 anos, no Japão, aumentaram de forma drástica. Em termos de confrontação, em 1990 eles eram menos do que 5% do totalidade de crimes, agora eles passam dos 20%. A maior secção desses crimes são pequenos furtos, uma vez que roubo de mantimentos, tendo a precariedade econômica uma vez que motivação. Justamente por isso que a prisão acabou sendo uma forma de os idosos japoneses garantirem uma moradia, comida e cuidados médicos. Essa vantagens são coisas que, estando do lado de fora, eles não tem entrada.
Inicialmente, esse movimento de querer ir para prisão foi mais relacionado com homens, mas as mulheres idosas, também, estão vendo na prisão uma opção de vida melhor. Tanto que na prisão feminina de Tochigi é provável ver que o lugar se tornou uma espécie de lar, firme, para essas idosas que não tem pedestal familiar e enfrentavam a pobreza e a solidão. Mais de 80% das detentas dessa prisão cometeram pequenos furtos e a reincidência é uma coisa generalidade, provocada muitas vezes pela falta de opções.
Envelhecimento da população do Japão
![](https://www.fatosdesconhecidos.com.br/wp-content/uploads/2025/01/envelhecimento-Japao-1.jpg)
The News
Com o envelhecimento da população do Japão, os idosos acabam encontrando nas prisões mais do que um abrigo. Lá, eles tem uma estrutura adaptada às suas necessidades, uma vez que por exemplo, assistência à higiene pessoal, equipamentos médicos especializados e até suporte emocional.
Tendo esse novo papel na sociedade japonesa, a prisão se vê em um papel paradoxal, já que ao mesmo tempo que funciona uma vez que se fosse um refúgio ela, também, reflete as falhas estruturais que a sociedade tem em cuidar dos seus idosos.
Dentre todos os problemas com esse envelhecimento, um dos maiores é a falta de suporte para os idosos depois que eles saem da prisão. Isso porque vários deles voltam sem nenhuma rede de pedestal e sem recursos, o que faz com que eles reincidam nos crimes. Por mais que esse ponto esteja sendo abordado por programas governamentais, a eficiência, ainda, é limitada pela dimensão do problema.
O envelhecimento da população do Japão está acontecendo rapidamente porque o país tem uma das menores taxas de natalidade do mundo. Com isso, ele enfrenta vários repto econômicos e sociais. Por isso é urgente que se pense em soluções que abordem tanto o bem-estar econômico quanto a solidão.
Nascente: IGN
Imagens: The News
Esse teor Envelhecimento no Japão atinge ponto devastador e, cada vez mais, idosos precisam tomar atitudes drásticas foi criado pelo site Fatos Desconhecidos.