Em um movimento estratégico para reduzir sua dependência do sistema financeiro ocidental, a Rússia passou a contar com a “A7A5”. Uma stablecoin (criptomoeda estável), lançada em fevereiro de 2025 no Quirguistão, essa moeda já movimentou cerca de US$ 9,3 bilhões em apenas quatro meses.
O que são criptomoedas
Elas são ativos digitais baseados em tecnologia blockchain, que operam de forma descentralizada, sem autoridade única controladora.
Já as stablecoins são tokens digitais cujo valor é atrelado a moedas fiduciárias (qualquer dinheiro não lastreada por uma mercadoria física), como dólar ou rublo, oferecendo menor volatilidade.
A “A7A5”
Devido às sanções impostas à Russia, incluindo restrições a bancos, à estatal de energia e entidades ligadas ao setor militar. Essas sanções empurraram Moscou a buscar alternativas, sendo uma delas: o uso da “A7A5”.
Desde 2024, o Banco Central da Rússia permite o uso de criptomoedas em transações internacionais e legalizou oficialmente a mineração digital para entidades registradas no país.
A “A7A5″ permite que empresas convertam rublos em outras criptomoedas, como o USDT, de forma quase imediatam contornando bloqueios de bancos e sistemas financeiros ocidentais.
De acordo com a economista Tatiana Dvorkina:
… é um passo estratégico rumo à soberania financeira da Rússia.
Ademais, por mais que autoridades russas não tenham declarado apoio oficial à A7A5, especialistas apontam que o governo vê com simpatia esse fato.

Banco Central da Rússia
O uso principal está no pagamento de bens e serviços de parceiros que têm mantido relações econômicas, apesar das sanções – na Ásia e no Oriente Médio.
Portanto, a Rússia achou uma solução no meio de tantas “travas econômicas”, utilizando a criptomoeda “A7A5” . Não apenas como ferramenta tecnológica, mas como instrumento de soberania geoeconômica.
Enfim, essa stablecoin representa uma peça estratégica no tabuleiro geopolítico russo. Apenas o futuro mostrará se a “A7A5” será um marco na desdolarizaçao ou apenas mais um capítulo na complexa disputa econômica global.
Esse conteúdo Driblando sanções internacionais: Rússia passa a contar com uma nova criptomoeda foi criado pelo site Fatos Desconhecidos.