Donald Trump diz que Jerome Powell deveria seguir diretora e renunciar ao Fed

Donald Trump diz que Jerome Powell deveria seguir diretora e renunciar ao Fed

Adriana Kugler, nomeada pelo presidente Joe Biden, deixará o cargo em 8 de agosto para retornar à Universidade de Georgetown; presidente terá a oportunidade de indicar um novo membro para o conselho

Will Oliver/EFE/EPAO presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, participa de coletiva de imprensa na sede do banco central dos

O presidente dos , , intensificou os ataques ao presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, e voltou a pedir sua renúncia. Em publicação na rede Truth Social, afirmou que Powell deveria seguir o exemplo da diretora Adriana Kugler, que anunciou sua saída do banco central americano. “Demorado Powell deveria renunciar, assim como Adriana Kugler, uma indicada de Biden, renunciou. Ela sabia que ele está errando na taxa de juros”, escreveu o republicano, chamando o desafeto por um apelido jocoso.

Kugler, nomeada pelo ex-presidente Joe Biden, deixará o cargo em 8 de agosto para retornar à Universidade de Georgetown. Seu mandato iria até janeiro de 2026. Ela não participou da reunião do Fed na última semana e se absteve da votação que manteve os juros entre 4,25% e 4,5% — decisão criticada por Trump, que defende um corte de pontos percentuais na taxa.

Com a saída de Kugler, Trump terá a oportunidade de indicar um novo membro para o conselho do Fed, o que pode influenciar a condução da monetária. Ele declarou estar “muito feliz” com a vaga aberta e sugeriu que a diretora deixou o cargo por discordar de Powell — embora, até aqui, suas posições públicas tenham sido alinhadas às do presidente do Fed.

Ao longo da sexta-feira, Trump usou suas para intensificar a pressão sobre Powell. Ele chegou a sugerir que, se o presidente do banco central americano continuar resistindo a cortes de juros, o próprio conselho deveria intervir. Em entrevista à Newsmax, afirmou que “muito provavelmente” não irá demitir Powell antes do fim do mandato, previsto para maio de 2026, por temer impactos negativos nos mercados. Mas reiterou: “Eu o removeria num piscar de olhos”. Além da política monetária, Trump criticou Powell pela condução das obras de reforma da sede do Fed em Washington, que considera mal planejadas e excessivamente caras.

A decisão de manter os juros inalterados nesta semana expôs divisões dentro do próprio Fed. Dois membros do conselho — Christopher Waller e Michelle Bowman — votaram contra a manutenção da taxa, a primeira dissidência dupla desde 1993. O presidente do Fed tem evitado indicar com clareza se haverá cortes nas próximas reuniões, o que tem frustrado o mercado e alimentado o discurso de Trump. Investidores, no entanto, ainda projetam dois cortes até o fim de 2025.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais no seu WhatsApp!

A Casa Branca não comentou a saída de Kugler nem a possibilidade de substituição imediata. Já aliados de Trump afirmam que o ex-presidente está montando uma de nomes para o banco central e pode anunciar um novo indicado até o fim do ano.

Publicado por Felipe Dantas

*Reportagem produzida com auxílio de IA



Fonte: Jovem Pan

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!