CONVERSA FRANCA
Semana de Gastronomia Brasília
Até a próxima quinta-feira (14), será realizada, em Brasília (DF), a Semana de Gastronomia Regional, promovida pelo Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na qual o Senac do Maranhão participará com apresentação pratos típicos e elementos culturais marcantes da cultura maranhense, como os tradicionais azulejos portugueses que compõem a paisagem histórica de São Luís e um cardápio repleto de sabores marcantes, com destaque para frutos do mar, temperos típicos e frutas da região.
Nesta segunda (11) houve uma aula-show no Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia do Senac em Brasília, onde os chefs Igor Barros, Jorge Lucas e Leonardo Sabino apresentarão.
Desta terça a quinta, os Restaurantes-Escola do Senac em Brasília apresentarão no cardápio pratos tradicionais do Maranhão, como o famoso arroz de cuxá, o caldo de sururu, a casquinha de caranguejo e o pudim de cupuaçu, todos preparados pelo chef Igor Barros e sua equipe.
As receitas exaltam a diversidade de influências da culinária maranhense, marcada pela fusão de elementos africanos, indígenas e portugueses.
Pulverização de agrotóxico
Após solicitação do Ministério Público do Maranhão, a Justiça condenou o fazendeiro Hugo Prado Filho a se abster de realizar pulverização aérea com agrotóxicos em sua propriedade e adotar, no prazo de sessenta dias, todas as providências para regularização da atividade, sob pena de multa a ser fixada.
O Município de Governador Eugênio Barros e o Estado do Maranhão também estão obrigados a fiscalizar o cumprimento das obrigações impostas ao produtor rural e adotar medidas para evitar degradação ambiental.
Emplacamentos no Maranhão
Os emplacamentos de veículos no Maranhão, no mês de julho, somaram 11.040 unidades, 1,65% a mais do que as 10.861 emplacadas no mês de junho, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
De acordo com a entidade, na comparação com julho do ano passado, o aumento foi de 18,97%, pois no mesmo período de 2025 foram 9.280.
Quanto ao acumulado dos sete meses, a Fenabrave informa que são 71.579 deste ano contra 57.638 de 2025, ou seja, 24,21% a mais.
Visita ao Itaqui
Na última terça-feira (05), uma comitiva da Associação Comercial do Maranhão realizou uma visita técnica ao Porto do Itaqui para conhecer toda a infraestrutura do terminal marítima. O coordenador de visitas da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Gilberto Mineiro, e o assessor de Comunicação do Porto do Itaqui, Paulo Ricardo Nunes, recepcionou a comitiva, cuja iniciativa faz parte do programa da ACM para estreitar relações institucionais com agentes de grande relevância para o desenvolvimento econômico do Brasil.

Confiança de industriais
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) voltou a crescer no Maranhão e fechou o mês de julho com 50,6 pontos. O dado é do levantamento mensal realizado pelo Observatório da Indústria, da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O Maranhão foi o único entre os recortes analisados a registrar avanço da confiança no período.
No cenário nacional, o ICEI recuou 1,3 ponto e atingiu 47,3 pontos, permanecendo na zona de pessimismo. Já no Nordeste, o índice caiu 0,8 ponto, totalizando 51,5 pontos.
Tarifaço dos EUA
O presidente do Centro das Indústrias do Maranhão (Ciema), Cláudio Azevedo, afirma que a taxação imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros traz riscos significativos para a economia maranhense, especialmente para municípios que dependem da produção de produtos de origem animal, como mel natural, pescado e couro bovino.
Estes segmentos que operam especialmente em municípios como Governador Edison Lobão, Tutóia, Imperatriz e Santo Antônio dos Lopes, podem enfrentar perdas significativas em receita e diminuir o nível de empregos.

Fonte: Jornal Pequeno