Brasil irá inaugurar Trilha Amazônia Atlântida na COP30

Brasil irá inaugurar Trilha Amazônia Atlântida na COP30

Com cerca de 460 quilômetros, a trilha mais extensa da América Latina será inaugurada durante a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre (COP30), em Belém. O percurso irá atravessar o estado do Pará, na .

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a estruturação e a sinalização da Trilha Amazônia Atlântica segue em sua etapa final. A mobilização faz parte das ações do federal que visa aliar conservação ambiental, promoção de emprego, renda e

Espera-se que no primeiro ano de abertura da trilha, aproximadamente 10 mil pessoas percorram o local, que poderá ser feito a pé ou de bicicleta. O trecho cortará sete unidades de conservação: reservas Extrativista Marinha Tracuateua, Caeté-Taperaçu, Araí-Peroba e Gurupi-Piriá, a Área de Proteção Ambiental Belém, o Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia e o Estadual do Utinga Camilo Vianna.

Além desse trajeto, a trilha também corta ainda seis territórios quilombolas: o Torres, no município de Tracuateua; América, em Bragança; Pitimandeua, em Inhangapi; Macapazinho, em Castanhal; Santíssima Trindade e Macapazinho, ambos em Santa Isabel do Pará.

A ação liga locais já percorridos por aventureiros, no entanto agora poderá ser feita em sua totalidade. O trecho contará com sinalização, mapas, orientações para os caminhantes e o apoio de residentes locais, pequenos prestadores de serviços e empreendedores capacitados pela iniciativa.

Pelo app e plataforma digital eTrilhas, os turistas e visitantes podem conhecer os prestadores de serviços nas proximidades, entrando em contato direto com eles.

O Ministério do Meio Ambiente comunicou que a trilha foi planejada para assegurar o menor impacto ambiental possível, possibilitando circulação da fauna e oferecendo um trajeto ainda mais atrativo.

O trajeto possibilita que o visitante possa conhecer o modo de vida das populações extrativistas, como os coletores de caranguejo, exploradores de babaçu, pequenos agricultores e pescadores, além de permitir o de áreas de florestas, manguezais e campinas.

Os que integram a trilha são Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Isabel do Pará, Castanhal, Inhangapi, São Francisco do Pará, Igarapé-Açu, Santa Maria do Pará, Nova Timboteua, -Boi, Capanema, Tracuateua, Bragança, Augusto Corrêa e Viseu.

Leia também:

Clique AQUI para acessar o Grupo de do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: O Imparcial

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!